Requalificação da habitação social do Orreiro vai chegar a todos os 11 blocos

Obras promovidas pela Câmara orçam em cerca de 2,8 milhões de euros, com comparticipação comunitária e recurso ao IFRRU.

Já foram abertas as propostas apresentadas ao concurso público lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para a reabilitação de mais 7 blocos de habitação social do Orreiro, que vão beneficiar do mesmo tipo de intervenção profunda que está a decorrer nos outros 4 prédios municipais dessa zona da cidade.

Essa empreitada que se encontra em fase de conclusão recebeu recentemente uma visita de acompanhamento dos trabalhos, realizada pelo Presidente da Câmara, vereadores e técnicos da autarquia, também com a participação de representantes da empresa de construção civil à qual a obra foi adjudicada.

Eficiência energética e conforto térmico

A intervenção que decorre nesses 4 prédios envolve a substituição da cobertura, com retirada do fibrocimento, a aplicação de novo revestimento na fachada, para melhorar as condições de isolamento térmico e reduzir as infiltrações, e a instalação de vidros duplos e colocação de estendais de roupa.

Estas obras, levadas a cabo pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, orçam em cerca de um milhão de euros, com comparticipação comunitária, envolvendo ainda a intervenção nas áreas comuns dos edifícios, com a pintura dos corredores e hall de entrada.

Prédios com mais de 20 anos

Ao todo, são cerca de 100 apartamentos abrangidos pelas obras nestes 4 prédios do Orreiro, às quais irá seguir-se uma intervenção do mesmo nível nos restantes 7 blocos de habitação social do município aí localizados, o que representa um investimento de mais 1,8 milhões de euros, com financiamento através do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU), para além também de comparticipação comunitária.

Assim, todos os prédios de habitação social do Bairro do Orreiro, que têm mais de duas décadas, serão beneficiados com obras de vulto, pelas quais os moradores locais aspiravam e que ascendem a um montante global de cerca de 2,8 milhões de euros.

urbanismo