Mais quatro bancos de lápis colocados na cidade

Este mobiliário urbano alusivo à indústria sanjoanense é criado, desenvolvido e produzido pela Câmara Municipal

A Câmara de S. João da Madeira procedeu à colocação de mais quatro bancos de lápis na cidade, mais concretamente no jardim entre os edifícios do Fórum Municipal e do Tribunal. Os modelos instalados são feitos com réplicas gigantes de modelos icónicos da fábrica Viarco: o bicolor (azul e vermelho) e o da tabuada.

Criado, desenvolvido e produzido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, por trabalhadores da autarquia, este mobiliário urbano é já uma imagem de marca do município sanjoanense, constituindo uma referência ao programa municipal de Turismo Industrial.

São os próprios funcionários da autarquia a executar os bancos de lápis, aproveitando e recuperando estruturas existentes, mas utilizando madeiras novas devidamente tratadas e moldadas em forma de lápis e pintadas de acordo com os modelos de lápis a reproduzir.

Os primeiros destes bancos foram instalados em dezembro de 2018 num jardim na Avenida Renato Araújo. São três bancos formados por réplicas de grandes dimensões –1,7 metros – de lápis de cor. Cada banco tem 15 desses lápis gigantes e pesa cerca de 55 quilos. Seguiram-se outros três – um de cada modelo –, instalados junto ao edifício da Torre da Oliva.

Com o que foram colocados neste início de maio, são 10 os bancos de lápis produzidos na carpintaria da Câmara que estão em espaços públicos da cidade (4 de lápis de cor, 3 de tabuada e 3 bicolores azuis e vermelhos). Há ainda um 11.º banco de menores dimensões que é usado em certames turísticos em que o município participa com o programa municipal de Turismo Industrial, como aconteceu já este ano na BTL, em Lisboa, e na feira B-Travel, em Barcelona.

urbanismo