A Exposição de longa duração
A exposição permanente ou de longa duração contempla sete áreas distintas.
Cada área refere-se a uma fase de fabrico diferente, sendo apresentada nessa área as máquinas/ferramentas que contribuem para o processo e respectivas matérias primas saídas de cada uma delas.
Pretendendo-se estimular uma visita multi-sensorial, o museu disponibiliza ao visitante essas mesmas matérias primas, que podem ser vistas, tocadas, cheiradas... sentidas. Paralelamente, e porque os sons das máquinas e ferramentas são importante elemento do mundo fabril, reproduzimos em cada um dos sectores ou áreas de trabalho, os sons que se ouviriam se essas mesmas máquinas estivessem a funcionar.
Antes da visita terminar o visitante pode assistir ao acabamento de chapéus. Na sua bancada de trabalho a D. Deolinda, ex-operária da Empresa Industrial da Chapelaria, acaba os chapéus que serão vendidos na loja, explicando aos visitantes as diferentes fases do acabamento de um chapéu.
A última sala de exposição é dedicada ao chapéu, esse acessório de moda, sujeito às flutuações dos hábitos do vestir e do conviver social.
Da cartola de cerimónia ao chapéu de cowboy, do chapéu do Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República, aos chapéus do Miguel Vieira, estilista, muitos são exemplares disponíveis, que periodicamente serão trocados por outros, valendo ser a pena voltar ao museu para conhecer as novidades que lá estarão.