Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar

Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000082

Objetivo principal | Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | Município de S. João da Madeira

Data de aprovação |25-01-2018

Data de início | 01-09-2017

Data de conclusão | 31-12-2020

Custo total elegível | 128 349,41 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 109 097,00 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos: O Projeto INTERVIR, CONVERGIR E CONSTRUIR trata-se de um plano integrado para a intervenção psicopedagógica e capacitação triangular entre escola, aluno e família, promovendo a construção de percursos educativos de sucesso, contribuindo para combater o insucesso e abandono escolar e favorecendo a equidade no acesso à educação em S. João da Madeira.

A implementação da operação foi desenhada no desenvolvimento de 4 ações:

1. Intervenção Psicossocial - tem por objetivo geral avaliar, identificar e intervir junto dos alunos do 1º ciclo e respetivas famílias sinalizados pelos Agrupamentos, integrando 4 atividades: Avaliação e Diagnóstico, Intervenção Psicopedagógica Individualizada, Intervenção Sociofamiliar e Articulação e Encaminhamentos com outras Instituições.

2. Capacitação dos Atores Educativos - tem por objetivo geral capacitar todos os intervenientes educativos, integrando a concretização de 3 atividades: Sessões Temáticas, Jornadas da Educação e Capacitação Parental.

3. "Quando eu for para o 5.º ano" - trata-se de uma medida a ser implementada nas turmas aderentes do 4º ano de escolaridade, pretendendo-se explicar algumas mudanças que possam ocorrer aquando da transição para o 2º ciclo, integrando 3 atividades: Avaliação das relações socioafetivas, Promoção de competências sociais e Promoção de competências de estudo.

4. Clubes Temáticos - tem por objetivo geral trabalhar, em envolvimento com os Agrupamentos, na dinamização dos Clubes Temáticos que promovam a integração do aluno no espaço escolar.

1.