Semana da Juventude 2019 de S. João da Madeira

18 a 21 de setembro | Praça Luís Ribeiro | Todas as atividades são gratuitas Concertos, sessões de cinema, exposições, espetáculos de dança e oficinas marcam a edição de 2019 da Semana da Juventude de S. João da Madeira.

A Semana da Juventude de S. João da Madeira é coorganizada pela Associação Ecos urbanos e pela Câmara Municipal, o que se enquadra no objetivo da autarquia de promover “ações que visem apoiar e desenvolver projetos de âmbito cultural e juvenil”. O mote da edição de 2019 é “O Mundo é de todo(a)s na sua Diversidade!"

Todas as atividades da Semana da Juventude são gratuitas e acontecem na Praça Luís Ribeiro, conectadas com o projecto HUB Station, um projecto que consiste na construção de 5 estruturas de médio porte, que serão parcialmente habitadas por artistas e público em simultâneo, promovendo interação entre arte, público e cidade.  Estas instalações vão funcionar em colaboração com a Associação Internacional Improvise and Organize, que procurará fundir arte com ecologia e sustentabilidade.

A cerimónia de inauguração do evento decorre no dia 18 de Setembro pelas 21h30, na Praça Luís Ribeiro, com dois espetáculos previstos para a noite de inauguração. Uma performance aérea, com Paulina Almeida e os jovens da nossa Oficina de Artistas, onde os participantes são desafiados a escrever textos a partir da observação da cidade, desde a torre central do parque América. Dos seus textos irá nascer a performance Hight Clouds, que falará dos desafios de crescer na cidade e no mundo, dos quais as quais a visões futuras, serão a construção das próximas gerações.

Um segundo espetáculo fará  parte da noite da inauguração, resultado, também, de outra residência artística com jovens sanjoanenses. Em ligação ao concerto do seu projecto a solo, Patrícia Lestre propõe uma actividade pedagógica no seio da cidade que a acolhe. Tem como intuito criar uma apresentação de 20 a 30 minutos de um encontro de talentos artísticos residentes (música, dança, teatro, desenho, poesia, etc.) com idades entre 18 e 25 anos. Comunicação, intuição, improvisação e criação colectiva são a base pedagógica desta residência. S. João da Madeira receberá a arte da sua própria inspiração e o público surpresas de caras familiares com o espectáculo 22’’ à Hora.

Na quinta feira, dia 19 a programação propõe cinema ao ar livre, com a estreia do Labirinto do Tempo, documentário sobre o Labirinto Sensorial que a Associação desenvolveu para o Hat Weekend, projeto comunitário que a Vanessa Fernandes e o Francisco Barros captaram ao longo de 3 meses. Segue-se a comédia insólita, Diamantino, um jogador da bola que faz lembrar alguém…proposta do Cine S. João a não perder, a noite termina bem, com "A Ver o Mar", de Ana Oliveira e André Puertas, uma curta sobre o silêncio, o mar como pano de fundo, o mar como lugar de afetos.

Sexta-feira é dia de arraial na Praça Luís Ribeiro. Comemora-se o 22º aniversário, com muitos apontamentos de animação e não faltará comida, dança, música, e animação para todos. Patrícia Lestre, Von X, Daniela Castro e Eduardo são os músicos convidados.

O cabeça de cartaz para o último dia do evento, sábado, é Yuzi, artista do universo do Hip Hop. No entanto, diversas atividades vão decorrer durante o dia, que podem ser consultadas na programação.

cartaz