Livro: «Forte de Peniche Memória Resistência e Luta»

Apresentação irá decorrer na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, no dia 9 de fevereiro, pelas 21h30.

Esta obra é uma publicação daURAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, que pretende preservar o Forte de Peniche enquanto espaço de memórias da resistência e da luta pela liberdade, e ao mesmo tempo impedir o avanço dos projetos de exploração hoteleira que foram lançados para aquele local.
«Forte de Peniche, Memória Resistência e Luta» evoca a história da fortaleza, as fugas dos presos políticos para retomar a luta, entre as quais a fuga coletiva de 1960, em que participou Álvaro Cunhal, e a libertação dos detidos a 27 de Abril de 1974.
Segundo a URAP, passaram pelo Forte de Peniche 2.494 presos políticos. Esta organização ambiciona a instalação, naquela fortaleza, do "Museu da Resistência e da Liberdade", com centros interpretativos, salas de exposições e projeção, bem como, serviços de apoios aos visitantes.
O livro já vai na quarta edição e será apresentado por Daniel Oliveira, familiar de ex-preso político, e por Maria José Ribeiro, Secretária da Assembleia Geral da URAP e ex-presa política. A entrada é livre, compareça!

educação