Carnaval das Escolas 2019

LOCAL: Av. Dr. Renato Araújo e Praça Luís Ribeiro DATA DO EVENTO: 23 Fevereiro 2019 ACESSO: Livre

O Carnaval das Escolas de S. João da Madeira vai já na 38ª edição e apresenta novidades em 2019. O mote que serve de inspiração às máscaras deste ano é "Sem tema... Não temas!"
Os alunos inscritos no desfile são mais de 1700, os quais serão acompanhados por uma performance especial apresentada pelo Instituto Confúcio, que em parceria com a Universidade de Aveiro, é responsável pelo ensino do Mandarim em escolas sanjoanenses.
Esta entidade vai animar o «Carnaval das Escolas 2019» com a “Dança do Dragão”, uma arte tradicional chinesa que envolve cor, movimento, acrobacia e fantoches gigantes suportados por vários ginastas. Poderão ser apreciados ao longo de todo o percurso.
O Carnaval deste ano já assume o estatuto de "eco-evento", pois o fornecimento de água aos participantes será feito através de copos biodegradáveis, produzidos em cana de açúcar. Trata-se de uma medida ecológica que, em 2019, passa a ser praticada em todos os eventos organizados pelo município.
Mas existem mais novidades em relação ao ano transato. Serão colocadas bancadas na praça Luís Ribeiro, para acomodar a população que pretende assistir ao fim do desfile e, ainda, no que diz respeito à distribuição de água, além dos dois locais fixos para o efeito, nesta edição teremos elementos móveis que vão fornecer água aos participantes em todo percurso.
O início do corso acontece, como habitualmente, na rua dos Bombeiros Voluntários e avenida da Misericórdia. Segue, depois, pela avenida Dr. Renato Araújo até ao cruzamento com a rua 5 de Outubro, onde o corso inverte a marcha até à rua Dr. Maciel e sobe para a praça Luís Ribeiro.
Vão desfilar alunos de diferentes graus de ensino, desde os que frequentam os jardins-de-infância, aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, passando pelos do ensino secundário, assim como os alunos da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira.
Em caso de chuva, o desfile será adiado para o sábado seguinte, dia 2 de março, no mesmo horário.

INFORMAÇÃO ÚTIL SOBRE TRÂNSITO E JARDINS

A partir das 9h15, de sábado, dia 23 de fevereiro, as vias que estarão encerradas ao trânsito são as seguintes:

- Rua dos Bombeiros Voluntários (troço entre a Av. dos Chapeleiros e Av. Da Misericórdia)
- Av. da Misericórdia (sentido Nascente-Poente no troço entre a Av. Dr. Renato Araújo e a Rua dos Bombeiros Voluntários)
- Av. Dr. Renato Araújo (troço entre a Av. Da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro)
- Praça do Mercado
- Rua Infante Dom Henrique (troço entre a Rua de Fundo de Vila e a Rua do Vale do Vouga)
- Rua 5 de Outubro (troço entre Rua Infante Dom Henrique e a Rua Oliveira Júnior)
- Túnel da Estação
- Rua Dr. Maciel
- Rua Durbalino Laranjeira
- Rua Oliveira Júnior (troço entre a Praça Luís Ribeiro e Rua 5 de Outubro)
- Rua de Santo António (troço entre a Rua 5 de outubro e Rua 11 de Outubro)
- Rua 11 de Outubro (troço entre Largo de Santo António e Rua Oliveira Júnior)
- Rua Colégio Castilho

Os automobilistas deverão seguir pelos percursos alternativos.

A autarquia apela, ainda, a que durante o corso carnavalesco o público respeite os limites dos passeios e dos jardins, não pisando as flores que tanto embelezam S. João da Madeira nesta época do ano.

Agradecemos antecipadamente toda a compreensão pelos eventuais incómodos ocasionados por esta iniciativa.

educação

Imagens do Evento