S. João da Madeira: novos lotes industriais das Travessas desbloqueados ao fim de dois anos

Problemas impediam registos desde maio de 2016

Os lotes resultantes da ampliação da Zona Industrial das Travessas puderam finalmente ser registados, tendo sido desbloqueada a questão que impedia esse processo e que resultou, deentre outras situações, de uma penhora que foi registada sobre o terreno de um dos proprietários particulares envolvidos nesta operação de reparcelamento.

Embora a solução do problema não dependesse diretamente da Câmara, o Presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, tomou em mãos este processo, com o envolvimento dos serviços jurídicos e dos técnicos municipais, de forma a conseguir ultrapassar a questão, que se arrastava desde maio de 2016 e que atrasava a colocação ao serviço da economia sanjoanense de uma obra concluída em 2014.

Para desbloquear a situação, já no atual mandato, o Município recorreu a uma ação judicial e desenvolveu negociações que vieram a possibilitar a realização do registo predial da operação de reparcelamento e, consequentemente, a viabilização da alienação dos terrenos para a instalação de novas indústrias no concelho.

“Grande satisfação”

Fizemos um enorme esforço para desbloquear este problema que preocupava muitos empresários interessados em investir na nossa cidade”, frisa o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, manifestando a sua “grande satisfação” pelo facto de finalmente ser possível “colocar estes terrenos ao serviço da economia e do desenvolvimento de S. João da Madeira”.

A ampliação da Zona Industrial das Travessas envolveu a realização de uma operação urbanística de reparcelamento, através da qual o Município levou a efeito a criação de 54 lotes industriais em parceria com os proprietários dos terrenos existentes naquela área.

As obras de urbanização, que se iniciaram em agosto de 2012 e foram concluídas em junho de 2014, contaram com cofinanciamento de fundos comunitários no âmbito do ON2, no montante de cerca de 1,3 milhões de euros.