Semana da Juventude 2018 com programa diversificado

Esta é uma organização da Associação de Jovens Ecos Urbanos em parceria com a Câmara Municipal.

Espetáculo de dança aérea na fachada do Parque América é uma das grandes atrações desta 2.ª edição do evento.

Até domingo, 23 de setembro, realiza-se a Semana da Juventude de S. João da Madeira, que chega este ano à 20.ª edição, com a Praça Luís Ribeiro como palco de diversas atividades organizadas pela Associação de Jovens Ecos Urbanos, em parceria com a Câmara Municipal. Com um programa cultural e artístico diversificado direcionado à juventude, serão 4 dias repletos de música, lazer, dança, desporto, convívio e muita diversão.

A estreia acontece nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, às 18h30, nos Paços da Cultura, onde as portas estarão abertas a todos, para festejar o 21º aniversário dos Ecos Urbanos, com a apresentação do “Labirinto dos Sentidos”, documentário sobre o projeto “Labirinto Sensorial” que foi apresentado no Festival Hat Weekend em junho passado. À noite, o Cine S. João apresenta “O Fim da Inocência”, filme de Joaquim Leitão, sessão que inclui a oportunidade de participar numa conversa aberta sobre o lado mais polémico desta obra.

Dança aérea

A noite de sexta-feira será marcada por uma das principais atrações desta edição: um espetáculo de dança aérea na fachada do Parque América, denominado por IMORTELLA – uma performance baseada na história de uma super heroína que luta pela liberdade.  Ainda na mesma noite, atuarão os GO’’EL – um projeto musical experimental e eletrónico com a particularidade de soar a 100 músicos a tocar simultaneamente, apesar de ser constituído apenas por dois músicos.

No sábado, o HipHop CCD abre a noite para o concerto mais aguardado do rapper Kappa Jotta, seguido de um live act do artista FOQUE. A última noite desta Semana da Juventude é para gingar ao som de "melodias irrepreensíveis cantadas de forma doce e teclados “açucarados" dos Benjamim & Barnaby Keen.

Envolvimento da comunidade

O foco deste evento centra-se no envolvimento da comunidade, por isso a organização convida os jovens a participarem no concurso Insta Safari (fotografia com smartphone) que todos os dias lançará um tema. Há ainda Workshops Restyling e Costura e outras dinâmicas interativas, como a Arte à Rua ou o Swap Market

.Porque esta é também a Semana da Mobilidade, na sexta e sábado, é possível apanhar o TUS para assistir à Música no Tus – um programa artístico com a participação da Banda de Música de S. João da Madeira e da escola Arte do Som, e no domingo podes ainda participar no desporto na rua ou na Diversão sobre 2 rodas.

A par da Semana da Juventude, sábado e domingo, na Torre da Oliva, decorre ainda o 15º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro promovido pela FAJDA-Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro.

Programa da Semana da Juventude 2018

20 de setembro de 2018