Segunda edição dos «Domingos Verdes» com mais público e atividades

Adesão às manhãs sem trânsito na Avenida Dr. Renato Araújo confirma a vontade dos sanjoanenses em adotar comportamentos sustentáveis em relação à mobilidade.

Na mais movimentada rua de S. João da Madeira, a Avenida Renato Araújo, o ruído dos veículos motorizados foi substituído por música, o movimento de carros e motos deu lugar a animações desportivas, jogos eco-tradicionais, insufláveis, eco-ateliês, pinturas faciais, insufláveis para as crianças, a uma “cãominhada”, a uma hora do conto proporcionada pela Biblioteca Municipal, rastreios de saúde e, as atrativas gincanas com carrinhos de pedais, dinamizadas pela PSP, e a subida na auto-escada dos Bombeiros.

É uma manhã sem produção de quaisquer gases-carbono, no troço desta avenida entre o Largo do Souto e a Rotunda Luminosa, em que a Câmara Municipal, em colaboração com várias associações e instituições da cidade, pretende ver a população a desfrutar da rua de forma ecológica e, com esta experiência, sensibilizar para a mudança de comportamentos em relação ao uso desnecessário de veículos motores.

Tratou-se da segunda edição de «Domingos Verdes» de 2019, a primeira decorreu a 24 de março e haverá, ainda, uma terceira edição no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro.

A presença de um insuflável de grande dimensões, de 65 metros de comprimento e 400m2 de área, foi uma das grandes atrações da edição de 12 de maio. Momentos de ginástica e de patinagem artística também animaram esta manhã, tal como, as modalidades do Ténis e do Basquetebol. Houve ainda espaço para campanhas de adoção de canídeos e de promoção de reciclagem dos resíduos domésticos.

turismo