Estão em curso as obras de reperfilamento da Rua João de Deus

Trabalhos incidem neste momento na demolição de imóvel para permitir o alargamento da via.

Na zona do Largo do Souto, em S. João da Madeira, decorrem os trabalhos demolição de um imóvel localizado no cruzamento entre a Rua Visconde e a Rua João de Deus, de forma a permitir o reperfilamento desta última via. Esta é uma das vertentes da empreitada “Cidade Inclusiva”, promovida pela Câmara Municipal, no sentido de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade na cidade.

A Rua João de Deus é uma importante artéria de atravessamento automóvel da malha urbana sanjoanense no sentido nascente-poente, que vai agora ser beneficiada, no sentido de se por fim a um estrangulamento da via, que prejudicava a fluidez do trânsito. A obra contempla também a valorização urbanística do espaço para os peões, que será também alargado.

Para além desses trabalhos, a empreitada “Cidade Inclusiva” passa também pela intervenção em mais de 50 atravessamentos para peões em diferentes zonas da cidade. Em alguns pontos, serão adotadas soluções inovadoras, designadamente as chamadas passadeiras inteligentes, que permitem a sinalização luminosa aos automobilistas, quando se verifica a aproximação de transeuntes.

Haverá também passeios com piso tátil para invisuais, o que lhes permitirá detetar a proximidade das vias para os automóveis e as passagens para peões, através de relevos padronizados no pavimento. O reforço da sinalização, a colocação de marcadores solares - “luzes intermitentes” - e o rebaixamento de passeios são outros melhoramentos a concretizar, no âmbito desta empreitada.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira agradece a melhor compreensão por eventuais incómodos que possam ser ocasionados por estes trabalhos.

obras