Música e teatro marcam programação da Casa da Criatividade

OqueStrada atuam já a 16 de janeiro. Seguem-se a companhia de teatro Seiva Trupe, as canções de Olavo Bilac e o humor de Eduardo Madeira e Manuel Marques.

“Um swing único e cosmopolita inspirado nas raízes de música portuguesa”. Foi assim que a atriz norte-americana Sarah Jessica Parker (da série de TV “O Sexo e a Cidade”) se referiu à música dos “OqueStrada” no Concerto do Prémio Nobel da Paz em 2012. Essa foi a primeira presença portuguesa convidada a atuar nesse prestigiado evento, ao lado de nomes como Seal, Jennifer Hudson ou Ne-Yo.
 
Os “OqueStrada” vão estar na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, no próximo dia 16 de janeiro, às 21h30. Um concerto ao qual não faltarão temas do seu segundo disco de originais, “AtlanticBeat mad’in’Portugal”, lançado em maio passado e que serve de base ao espetáculo da sua digressão nacional e internacional.
 
“As Mãos de Eurídice”
 
Para 7 de fevereiro, às 21h30, está programada a peça de teatro “As Mãos de Eurídice”, de Pedro Bloch, uma produção da companhia Seiva Trupe, com direção de Júlio Cardoso e interpretação de Rui Spranger.
 
Essa é uma oportunidade para assistir, no palco da Casa da Criatividade, às “desventuras do escritor Gracindo Tavares que decide abandonar a família e fugir com Eurídice, uma jovem bela e ambiciosa”. Quando, após sete anos de ausência, decide voltar ao lar, “já muita água tinha corrido debaixo das pontes…”
 
Voz incomparável
 
Depois do teatro, voltará a ser a música a marcar a programação da Casa da Criatividade, com Olavo Bilac a apresentar um novo capítulo na sua carreira, no dia 20 de fevereiro, às 21h30. Dono de uma das vozes mais queridas pelo grande público, o intérprete possui um currículo rico que, além dos Santos & Pecadores, se encontra ainda ligado a projetos como Resistência.
 
No palco da Casa da Criatividade, a voz rouca e incomparável de Olavo Bilac conjuga-se com “o samba e a bossa, a morna e o semba, o fado e a balada”, que “serão cruzados e reinventados por músicos experientes, com balanço e rigor”.
 
“Tiro e Queda”
 
Dos mesmos autores da popularíssima “Conversa da Treta”, a 6 de março, às 21h30, chega à Casa da Criatividade a comédia “Tiro e Queda”, com Eduardo Madeira e Manuel Marques. Estes humoristas vestem a pele de dois atiradores que estão no topo de um prédio, sem que se perceba se são da polícia ou assassinos.
 
Enquanto esperam a chegada de alguém que será a vítima, “falam de uma forma desconcertante dos seus medos e anseios e dissertam sobre política, saúde, condutores que andam de braço de fora, arte, o país, pulgas, futebol, pessoas que fazem falsete quando mentem e outros temas lapidares”. Uma conversa cheia de humor e “com o dedo no gatilho”, que anda à volta da “condição humana” e leva a “um desfecho imprevisível”.
 
Os bilhetes para estes espetáculos podem ser adquiridos na internet (clicando em http://cmsjm.bilheteiraonline.pt/), nas lojas FNAC, no CTT, na Worten do 8ª Avenida, no El Corte Ingles, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira e na Casa da Criatividade.

cultura