Museu da Chapelaria recebe sessão de prémios de concurso nacional escolar sobre património

“A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento” é o título deste concurso nacional, cuja sessão de entrega de prémios decorre em S. João da Madeira, nesta quinta-feira (29 de maio), às 16h00.

A entrega de prémios do concurso nacional “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento” decorre este ano no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira. A cerimónia decorre na quinta-feira, 29 de maio, pelas 16h00, seguindo-se a inauguração da exposição de trabalhos, que estará patente no Serviço Educativo daquele equipamento cultural sanjoanense.

Este é um concurso promovido conjuntamente pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Direção-Geral de Educação, mobilizando anualmente cerca de 5.000 alunos de todo o país e envolvendo ainda dezenas de museus, de palácios e de monumentos a nível nacional.

Segundo informação disponibilizada pela Direção-Geral do Património Cultural, o objetivo da iniciativa é “estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional”, sensibilizando os participantes “para a conservação, proteção e valorização do património cultural”.

Em anos anteriores, os trabalhos premiados neste concurso escolar já foram expostos em museus nacionais como o Soares dos Reis, no Porto, Machado de Castro, em Coimbra, do Teatro, em Lisboa, José Malhoa, nas Caldas da Rainha, de Queluz, ou na última edição, associando-se à Capital da Cultura, no Paço dos Duques, em Guimarães.

Todos os anos, após uma primeira seleção efetuada pelos técnicos dos serviços educativos dos museus e palácios participantes, centenas dos trabalhos a concurso são enviados para a apreciação do Júri Nacional que escolha os melhores – cerca de 50 – para integrarem a exposição.

cultura