Comemorações do 25 de Abril

44.º Aniversário da Revolução dos Cravos S. João da Madeira dá inicio esta quinta-feiraao programa de comemorações do 25 de Abril

No domingo, realiza-se painel temático com a participação do jornalista Mário Crespo, entre outros convidados. 

A inauguração de uma exposição sobre o 25 de Abril, no edifício da Torre da Oliva, abre as comemorações do 44.º Aniversário da Revolução dos Cravos em S. João da Madeira. Essa sessão - promovida pela Assembleia Municipal com o apoio da Câmara e Junta de Freguesia - está marcada para esta quinta-feira, 19 de abril, às 9h30, ficando a mostra patente até 1 de maio. Sob o lema “Ensinar Abril”, conta já com visitas marcadas da parte de escolas da cidade.

Trata-se de uma exposição promovida pela Assembleia Municipal de S. João da Madeira, cuja Presidente, Clara Reis, convida ainda os Sanjoanenses e a população em geral a participar em dois painéis temáticos, também agendados para a Torre da Oliva, durante os quais diversos oradores vão olhar para o país antes e depois da Revolução.

O primeiro desses debates - "Portugal antes do 25 de Abril" - acontece já neste domingo, 22 de abril, às 16h00, com a participação do jornalista Mário Crespo, de Pezarat Correia, Daniel Vieira, Eva Cruz, Manuel Rocha e do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

No dia 25 (quarta-feira), às 10h00, é o  momento de “Celebrar Abril”, com a Sessão Solene das Comemorações, no Fórum Municipal, que se inicia com o hastear das bandeiras. Da parte da tarde, às 18h00, realiza-se o espetáculo “Cantar Abril”, na Casa da Criatividade, com Rui Oliveira e com Minda Araújo e Amigos (Edgar Perestrelo, Marcelo Alves e Fábio Fernandes), tendo como convidados especiais a Tuna dos Voluntários e Vitor Castro. A entrada é gratuita.

No sábado seguinte, dia 28, às 18h00, tem lugar na Torre da Oliva o segundo painel temático promovido pela Assembleia Municipal - “Portugal depois do 25 de Abril” -, com as presenças de Gomes Fernandes, Joaquim Milheiro, Manuel Carlos Silva, Pedro Nuno Oliveira e Joaquim Almeida.

Estas atividades de iniciativa da Assembleia Municipal inserem-se no programa das tradicionais Comemorações Populares do 25 de Abril em S. João da Madeira, que envolvem diversas instituições e associações da cidade. Nesse âmbito, haverá de 22 a 24 de abril canções de intervenção em bares e cafés do concelho (“A Canção está na Rua”), em colaboração com as rádios locais.

Na noite da véspera do feriado, realiza-se também o espetáculo “Música com Abril”, nos Paços da Cultura. Com início às 21h00, inclui atuações da Orquestra de Guitarras da Academia de Música, Coro da Associação Cultural e Recreativa "É Bom Viver", Tuna da Universidade Sénior e Orquestra Académica da Banda de Música de S. João da Madeira.

No dia 25, às 11h00, tem início a "Marcha por Abril", com saída do Parque de Nossa Senhora dos Milagres em direção à Praça Luís Ribeiro, onde decorre uma "Manhã Infantil", preenchida com dança, jogos e outras atividades.

cultura