S. João da Madeira recebe Encontro Nacional das Cidades Educadoras

Autarcas, dirigentes e técnicos de Educação de 50 municípios reúnem-se em S. João da Madeira, esta sexta-feira, 8 de Fevereiro, na Torre da Oliva.

Perto de 140 vereadores, dirigentes e técnicos municipais, oriundos de mais de cinco dezenas de concelhos de norte a sul do país, estão inscritos no Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorre nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, no edifício da Torre da Oliva, em S. João da Madeira.

A sessão de abertura está marcada para as 9h45, com o Presidente da Câmara sanjoanense, Jorge Vultos Sequeira, a dar as boas-vindas aos participantes, realizando a intervenção inicial desta jornada de trabalho alargada que tem lugar em João da Madeira pela primeira vez.

No programa da reunião, destaca-se a eleição da Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras para o próximo biénio. Está também contemplada a apresentação do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, que se reparte pelo Núcleo de Arte da Oliva, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, para além da própria Torre da Oliva.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras, à qual pertence o Município de São João da Madeira desde 2007, conta com 488 cidades associadas, em 37 países, e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da Carta das Cidades Educadoras”.

A Rede Portuguesa dessa Associação conta com 74 municípios aderentes, a maioria dos quais marcará presença no Encontro desta sexta-feira, 8 de fevereiro, em S. João da Madeira.

educação