S. João da Madeira saúda alunos estrangeiros: ’’Façam desta terra a vossa terra’’

A frase é de Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal, aos alunos estrangeiros da comunidade escolar sanjoanense, no feriado do Dia de Portugal.

O Município de S. João da Madeira promoveu uma sessão de boas-vindas para os alunos estrangeiros que frequentam as escolas do concelho, para assinalar o 10 de Junho.

Num convite estendido aos familiares, a tarde desta segunda-feira reuniu cerca de 80 estrangeiros radicados na cidade, que juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, com a Vereadora para as questões da Educação, Saúde e Relações Externas, Irene Guimarães, e com Marisa Brandão, em representação da Junta da Freguesia, visitaram o núcleo de interpretação da fábrica Oliva, o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria e o Centro de Arte Oliva.

O presidente Jorge Vultos Sequeira, aquando da abertura da iniciativa, agradeceu à famílias presentes a escolha de S. João da Madeira para construírem as suas vidas, aproveitando para apresentar o município com uma contextualização histórica da cidade. “Somos um concelho pequeno em território, mas muito grande e valioso em termos de história, de património cultural e património industrial”, afirmou.

Numa alusão ao percurso de S. João da Madeira, desde os tempos da emancipação concelhia até aos dias de hoje, os alunos e familiares puderam, através do discurso do presidente da câmara, viajar no tempo e compreender a identidade empreendedora sanjoanense, a influência da indústria chapeleira e do calçado na cidade, bem como, da fábrica Oliva. “Façam desta terra a vossa terra”, foi a frase com que terminou a sessão de abertura.

De seguida, divididos em dois grupos, os participantes da iniciativa - que coincidiu com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - desfrutaram de visitas guiadas aos museus do calçado e da chapelaria, bem como, ao Centro de Arte Oliva, onde, no terraço deste último equipamento cultural, lhes foi proporcionado um lanche convívio que incluiu um concerto de música ao vivo.

Participaram cerca de oito dezenas de estudantes estrangeiros, acompanhados pelos familiares, oriundos de Angola, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, França, Itália, Paquistão, Síria, Sudão, Ucrânia e Venezuela.

educação