Atividades do Projeto Educativo Municipal apresentadas às escolas

Câmara de S. João da Madeira preparou documento com conjunto alargado de propostas.

O plano de atividades para o ano letivo 2019/2020 do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira foi apresentado esta semana, numa sessão realizada no Salão Nobre da Câmara, à qual compareceram responsáveis das escolas da cidade. Estes professores receberam assim, informação sobre um conjunto alargado de propostas extracurriculares que têm a promoção do sucesso educativo como principal objetivo.

Sistematizando contributos de toda a comunidade educativa, o plano foi apresentado por vários técnicos da autarquia e por representantes de outras instituições da cidade, incluindo a própria Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis. A sessão abriu com a intervenção da Vereadora Irene Guimarães, que começou por se dirigir a todos os presentes, enaltecendo o espírito de cooperação que os une: “Todos nós somos parceiros nesta tarefa muito difícil que nós sabemos que é educar”.

A responsável pela área da Educação no Município reafirmou que a Câmara está determinada a trabalhar com os professores, no sentido de fazer com que, no final do ano letivo que agora se inicia, toda a comunidade educativa se sinta “bem com aquilo que foi feito”. E o Projeto Educativo Municipal é um contributo importante para esse objetivo, refletindo uma sinergia de vontades entre as escolas e a autarquia.

“O que queremos é que este documento represente também - a essencialmente - , o que cada um de vocês que aqui está queira impregnar a este mesmo projeto educativo municipal”, enfatizou Irene Guimarães, agradecendo os contributos das escolas e de todas as entidades envolvidas na elaboração do Projeto Educativo Municipal.

Como foi destacado nesta sessão de apresentação, o documento prevê “o recurso a processos inovadores e lúdicos, de modo a garantir também a qualidade de vida e bem-estar do aluno, cimentando, por outro lado, uma cultura de comunicação entre os parceiros educativos”.

Ao todo são mais de de 50 programas distribuídos por 7 grandes áreas de intervenção: “Educação para a Cidadania”, “Educação para a Saúde”, “Educação para a Inovação e Empreendedorismo”, “Educação para o Património Cultural”, “Educação para as Artes”, “Educação para a Leitura” e “Educação Ambiental”. O plano inclui também 15 atividades e eventos, alguns dos quais inovadores, outros já com tradição na cidade.

Estas propostas são a tradução prática de três grandes eixos temáticos: “Cidade Inclusiva e Solidária”, “Cidade Competitiva e Inovadora” e “Cidade do Conhecimento e da Criatividade”. Na prática, e nas palavras da Vereadora Irene Guimarães, “o Projeto Educativo Municipal “é a prova de que S. João da Madeira se assume, indelevelmente, como uma Cidade Educadora, por excelência”.

O Projeto Educativo Municipal 2019/2020 pode ser consultado na íntegra em http://www.cm-sjm.pt/pt/educacao-projeto-educativo-municipal.

14 de setembro de 2019

educação