Via Sacra junta milhares de pessoas nas ruas de S. João da Madeira

Evento realiza-se esta sexta-feira de Páscoa, 25 de março.

Os passos do calvário de Jesus, percorridos há dois milénios de acordo com a tradição Cristã, são recriados na sexta-feira de Páscoa, 25 de março, a partir das 21h00, nas ruas de S. João da Madeira, num evento acompanhado por milhares de pessoas.

A Via Sacra é uma manifestação religiosa com grande tradição na cidade, atraindo numerosos visitantes a S. João da Madeira, quer movidos pela sua fé, quer rendidos à espetacularidade dos quadros vivos representados em cada uma das 14 estações do percurso, que se inicia na Rua Visconde e culmina no adro da Igreja Matriz.

Numerosos figurantes recriam a Paixão de Cristo, desde o momento da sua condenação à morte até à sua crucificação e sepultura, numa procissão pontuada pelas pequenas chamas tremeluzentes das velas transportadas pelos inúmeros fiéis.

A organização é da Paróquia de S. João da Madeira, que conta com a colaboração de associações e outras instituições da cidade, entre as quais a Câmara Municipal, cujos serviços asseguram, nomeadamente, a execução e colocação das estruturas necessárias à representação das 14 estações da Via Sacra.

A realização deste grande evento da nossa tradição religiosa obriga inevitavelmente a alterações à normal circulação do trânsito automóvel, agradecendo-se desde já a melhor compreensão para esse facto.

município