Conhecido vencedor do prémio João da Silva Correia

“Manuscritos do Mar Báltico” distinguido na mais recente edição deste concurso literário.

“Manuscritos do Mar Báltico” é a obra vencedora da edição de 2023 do Prémio Literário João da Silva Correia, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e dedicado à poesia. O autor é Francisco Teixeira Lopes, pseudónimo literário de um poeta e tradutor português.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri do concurso, constituído pelo diplomata e escritor Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta José Fanha, que é um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e António Baptista Lopes, da editora Âncora, com a qual o Município de S. João da Madeira mantém uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.

Depois de analisadas todas as propostas a concurso, o júri decidiu premiar “Manuscritos do Mar Báltico”, considerando que na obra “há um rigor de linguagem, uma cultura poética e uma ironia cruel”, que destacam “a qualidade da voz poética”, para além de ser portadora “de uma temática de grande atualidade: a imigração para o nosso país de refugiados do Leste da Europa e a situação naquela parte do mundo.”

“Manuscritos do Mar Báltico” é da autoria de Francisco Teixeira Lopes, pseudónimo literário de um poeta e tradutor português, que escreveu este conjunto de poemas de inspiração feminina seguindo o exemplo de outros poetas que criaram personas literárias a partir das suas experiencias de fluidez e de errâncias geográficas e políticas.

O autor deste livro considera-se mais um tradutor das vozes subterrâneas e dos ecos dos lugares despovoados e menos um poeta de nome próprio. Francisco Teixeira Lopes também corresponde à identificação civil que o autor teria se tivesse herdado os apelidos das avós e bisavós maternas.

Este alinhamento de manuscritos de inspiração marítima corresponde a um percurso ditirâmbico pelo antigo Leste Europeu e funda-se na biografia imaginada de Irina Rodrigues, nascida nos anos de 1950, que conheceu de perto o sistema e a elite soviética e caiu em desgraça no início os anos de 1980.

Incentivar o aparecimento de novos valores

O Prémio João da Silva Correia consubstancia-se na garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 3.000 euros. A cerimónia de consagração dos premiados ocorrerá com o lançamento do respetivo livro, em sessão pública, com data a divulgar oportunamente.

Constituindo uma homenagem a João da Silva Correia (1896-1973), jornalista e escritor sanjoanense, autor do romance “Unhas Negras”, este concurso literário realizado pela autarquia de S. João da Madeira – e operacionalizado pela Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo – visa promover a leitura e a escrita criativa, assim como incentivar o aparecimento de novos valores na literatura de língua portuguesa.

Nesta edição foram recebidos 50 originais de poesia, provenientes de várias localidades de Portugal, mas também do Brasil.

município