Primeira das “Conferências da Praça” realizou-se na Câmara Municipal

Primeira sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara de S. João da Madeira. A iniciativa, aberta ao público em geral, inseriu-se na preparação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da cidade.

No âmbito do processo conducente à elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da cidade, a Câmara Municipal de S. João da Madeira promove um ciclo de debates intitulado “Conferências da Praça”. A primeira destas sessões públicas, abertas a todos os interessados, realizou-se a 9 de julho, no Salão Nobre da autarquia sanjoanense.

Além do presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, que efetuou um enquadramento do tema, intervieram Álvaro Santos (presidente executivo do “Porto Vivo SRU”), Rui Soeiro (Caixa Geral de Depósitos/Fundo JESSICA) e Emídio Gomes (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).

Com esta iniciativa pretendeu-se colher a experiência de quem tem tido intervenção neste tipo de processos, respetivamente do ponto de vista do planeamento/implementação de estratégias e dos modelos de financiamento das operações, sejam estas implementadas por entidades públicas ou por entidades privadas. No final da sessão houve um período de perguntas e respostas.

Como sublinha o Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, as “Conferências da Praça” vão contribuir para a elaboração de um projeto de regeneração urbana para a cidade, agora que abriu uma candidatura a fundos europeus sobre este tema. "Vamos olhar para a Praça e ruas envolventes, mas também para a cidade no seu todo, para os bairros sociais, para a zona industrial da Oliva, etc", frisa o autarca sanjoanense.

Em sessões seguintes, participarão, com os seus exemplos, outras entidades gestoras de processos de regeneração urbana. Este processo contará, ainda, com uma vertente de participação de diversos agentes – designadamente, económicos e associativos – em reuniões promovidas para o efeito.

urbanismo