Quatro prédios de habitação social do Orreiro vão ser requalificados

Câmara Municipal aprovou a abertura de concurso público

A Câmara de S. João da Madeira aprovou a abertura de concurso público para a reabilitação de quatro prédios de habitação social do município construídos há cerca de 20 anos na zona do Orreiro, num total de mais de uma centena de fogos. O investimento em causa é de perto de 1 milhão de euros.

Para concluir ainda este ano, a intervenção será realizada na envolvente exterior dos edifícios e nas suas zonas comuns interiores, melhorando as suas condições de salubridade e conforto, assim como a sua eficiência energética, com reforço da proteção térmica e do controle das infiltrações de ar, reduzindo o risco de aparecimento de patologias associadas a infiltrações de humidade e condensações.

Entre os melhoramentos concretos a concretizar conta-se a colocação de vidro duplo nas janelas, adaptação de todo o sistema de drenagem de águas pluviais, aplicação de revestimento exterior em fachadas, substituição de coberturas, pintura de paredes e tetos, restauro e reparação de portas de armários, de pavimento e de rodapés. Refira-se ainda a aplicação de novos estendais, prevendo uma melhoria estética, funcional e visual.

O complexo de habitação social do Orreiro é o maior do município, sendo formado por 11 blocos, sete dos quais já foram intervencionados ao nível da pintura e serão mais tarde objeto de uma reabilitação semelhante à que será concretizada agora nos blocos C2, C3, D2 e F.

urbanismo