Desfolhada à moda antiga na Casa da Eira - Parque Rio Ul

Iniciativa realiza-se no sábado, 28 de setembro, às 19h00. Para este fim de semana, estão ainda marcadas visitas guiadas interpretativas a este espaço verde sanjoanense.

O Parque Rio Ul acolhe, no próximo sábado, 28 de setembro, às 19h00, uma grande desfolhada à moda antiga, aberta ao público em geral, com música, convívio e algumas iguarias tradicionais. A organização é da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que convida a população em geral a tomar parte desta iniciativa.

Será um momento que pretende evocar a tradição festiva que se vivia em S. João da Madeira, em torno das colheitas do milho. O Rancho Folclórico de Cidacos fará as honras musicais deste final de tarde e os participantes terão a oportunidade de reviver, ou experimentar, o ambiente comunitário vivido pelos nossos antepassados, nesta altura do ano, época de muitas colheitas e entreajuda nas povoações da região.

O local do Parque onde irá decorrer a desfolhada é no renovado edifício da Casa da Eira, que poderá ser visitado durante este evento. Instalada no mesmo espaço, estará ainda uma exposição que dará a conhecer às gerações mais novas alfaias agrícolas de outros tempos.

Visitas guiadas no sábado e no domingo

Para este mesmo sábado, com início às 15h00, está agendada também uma nova visita guiada interpretativa, durante a qual os participantes terão a oportunidade de descobrir mais, precisamente, sobre o milho, conhecendo histórias e curiosidades deste alimento a partir do Parque do Rio UL, junto dos espaços da Casa da Eira, do Moinho e da Casa do Forno

No domingo de manhã, há a possibilidade de participar numa outra visita guiada a decorrer no Parque do Rio Ul, a partir das 10h00, dedicada ao tema das espécies invasoras. Esta é uma situação que tem vindo a aumentar de ano para ano em Portugal, com implicações sobre a biodiversidade, o equilíbrio ecológico e as atividades económicas. Durante esta atividade, os inscritos poderão perceber de que forma os cidadãos em geral podem ter um papel ativo no controle e erradicação desse problema, contribuindo, assim, para o equilíbrio ambiental.

Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição, que é gratuita, através do link goo.gl/cqnz9h. Estas visitas são uma iniciativa do Município de S. João da Madeira, realizada no âmbito do projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado no âmbito do Norte 2020.

ambiente