A vida de António Variações na próxima sessão do “Cine S. João”

Paços da Cultura | 5 de março | 21h30 | Entrada gratuita mediante levantamento prévio de ingresso

António Ribeiro, barbeiro e figura da noite lisboeta, viria a tornar-se, entre finais dos anos 70 e início da década de 80, numa figura do panorama musical português. Com o título “Variações”, o filme que retrata essa ascensão passa nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, no próximo dia 5 de março, às 21h30. A entrada gratuita, mediante reserva de bilhete e atendendo à lotação da sala.

António Variações, que não tinha formação musical, concretizou o sonho de ser cantor e compositor, tornando-se num artista popular e original, que alcançou grande reconhecimento e visibilidade. Uma carreira fulgurante, interrompida pela sua morte precoce, em 1984, antes de completar 40 anos.

Ícone da música portuguesa

A longa-metragem “Variações”, que foi o filme português mais visto em 2019, aborda esse processo de afirmação do artista que popularizou temas como “O Corpo é que Paga” ou “É p’ra Amanhã”.

Além desse retrato, o título realizado por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia constitui também uma homenagem a esse ícone da música portuguesa é uma inspiração para quem persegue os seus sonhos e procura transformar a sua vida.

Esta é mais uma sessão inserida no projeto “Cine S. João”, que, mensalmente, proporciona sessões de cinema gratuito em português ao publico da cidade e da região. A iniciativa é promovida pelo município sanjoanense, com curadoria do Cine Clube de Arouca e o apoio da associação sanjoanense APROJ.

S. João da Madeira, 26 de fevereiro de 2020

cultura