Conferência “Pensar Futuro’’ com Alexandre Quintanilha

Paços da cultura // 31 de outubro // 17h00 // Entrada livre, mediante reserva de bilhete nos Paços da Cultura ou Torre da Oliva.

Proxima sessão das Conferências “Pensar Futuro”, contará com a participação de Alexandre Quintanilha.

Alexandre Quintanilha licenciou-se em Física Teórica em 1968 na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, tendo doutorado em Física do Estado Sólido em 1972, na mesma universidade. Durante vários anos, trabalhou na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, onde foi diretor do Centro de Estudos Ambientais, tendo desenvolvido investigação nessa área. Entre 1983 e 1990, foi diretor assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e, entre 1987 e 1990, desempenhou o cargo de diretor do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera.

Em 1991 tornou-se professor da Universidade do Porto e fundou o Instituto de Biologia Molecular e Celular da mesma universidade. Presidiu a comités da Fundação Europeia para a Ciência, Comissão Europeia e OECD, bem como de várias organizações de investigação nacionais e internacionais. 
Nos últimos anos, Alexandre Quintanilha tem também trabalhado sobre perceção do risco e compreensão pública da ciência, por exemplo nas áreas do “melhoramento” cognitivo. É deputado na Assembleia da República, onde preside à Comissão de Educação e Ciência e é presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento.

A entrada é livre, mediante reserva de bilhete nos Paços da Cultura ou Torre da Oliva.

cultura