Inauguração de Exposição “Sereno Variável” Coleção TregerSaint Silvestre

Centro de Arte Oliva // 30 de outubro // Tarifário disponível no site do Centro de Arte Oliva

A exposição Sereno Variável põe a tónica nos das obras da Coleção Treger/Saint Silvestre. A coleção é um dos mais importantes acervos europeus de arte bruta. O conceito de Arte Bruta foi criado pelo artista francês Jean Dubuffet (1901-1985) para designar a criação artística livre, distanciada dos valores canónicos e eruditos das belas-artes.

Autor de vários textos de contracultura, Dubuffet procurou suscitar uma mudança da cultura artística europeia e mais tarde na americana. Em 1945, Dubuffet começou a identificar, adquirir e documentar obras realizadas pro crianças, pessoas institucionalizadas em prisões ou hospícios, excêntricos, místicos e pessoas isoladas da sociedade, procurando reunir nessa coleção fundadora um compêndio do seu pensamento.

A coleção criada por Dubuffet esteve sediada nos EUA entre 1951 e 1962, onde surtiu impacto sobre uma alargada comunidade artística. De regresso à Europa, a coleção foi doada a Lausanne (Suíça) e é atualmente designada como Coleção de Arte Bruta Lausanne.

A exposição “Sereno Varável” conta com a curadoria de Antónia Gaeta e estará disponível a publico até 2 de maio de 2021.

Créditos das fotografias: SIK-ISEA, Zurique.

cultura