Casulo uma experiência sensório-teatral

Casa da Criatividade | Dias 19 e 26 de junho, às 16h00

“Casulo é um espetáculo teatral performativo, multidisciplinar e sensorial que acontece na poesia do movimento trazida pela dança, no teatro de marionetas e na música ao vivo”. É assim que a companhia “Ventoinha - Teatro, Bonecos e Objetos” apresenta a proposta que sobe ao palco da Casa da Criatividade no domingo, 19 de junho, às 16h00.

 

Direcionado a crianças da primeira infância (6 meses aos 7 anos) e aos seus cuidadores, “Casulo” é uma criação original que foi desenvolvida, entre março e maio deste ano, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, e que agora se estreia agora na Casa da Criatividade, estando também já programada uma segunda apresentação para o dia 26 de junho, à mesma hora. 

 

De acordo com informação disponibilizada pela Casa da Criatividade, as crianças terão acesso a um "Kit Sensorial” individual composto por fragmentos da cenografia. No decorrer do espetáculo, esses objetos serão utilizados pelas crianças, com orientação dos cuidadores, mediados pelas ações cénicas.

 

Ao público presencial, os kits serão entregues na entrada da sala de espetáculo. Para o público virtual, os kits serão enviados com antecedência por correio, sendo assim necessária a prévia inscrição pelo e-mail casuloteatral2022@gmail.com, com os seguintes elementos: comprovativo de aquisição do(s) bilhete(s); nome da criança; nome do cuidador e morada de envio.

 

9.º aniversário da Casa da Criatividade

 

Decorrendo no âmbito do "2020 - Apoio a Projectos - Criação e Edição", da Direção-Geral das Artes, esta experiência sensório-teatral parte da pergunta “Como a natureza reage diante da eminência da mudança?”, para lançar “um olhar poético sobre a metamorfose da borboleta e o desenvolvimento humano”.

 

A companhia “Ventoinha - Teatro, Bonecos e Objetos” dedica-se ao estudo do teatro com animação, especialmente marionetas e formas animadas. Criada em São Paulo, no Brasil, em 2016, busca por uma linguagem que converse especialmente com a infância e juventude. Desde 2018 está sediada em Santa Maria da Feira e participa da cena cultural portuguesa.

 

As apresentações de 19 e 26 de junho de “Casulo” na Casa da Criatividade inserem-se na comoração do 9.º aniversário desta que é a principal sala de espetáculos do concelho de S, João da Madeira e um espaço de referência na região, inaugurado em junho de 2013, resultando da requalificação do Cineteatro Imperador.

 

Os bilhetes podem ser adquiridos online na BOL (https://casadacriatividade.bol.pt/)  ou presencialmente na Torre da Oliva (contacto 256 200 204), Junta de Freguesia/Paços da Cultura de S. João da Madeira (256 200 541).

 

Junho 2022

município