Domingos Verdes | Uma cidade viva e sem carros

Av. Dr. Renato Araújo | 25 de setembro | Das 9h30 às 13h00 | Entrada Livre

A Câmara Municipal de São João da Madeira tem prevista a realização, em 2022, de três "Domingos Verdes", dias em que a Av. Dr. Renato Araújo, a principal rua da cidade, fica sem circulação automóvel, acolhendo atividades de animação e sem pegada ecológica.

Na manhã do próximo domingo, 25 de setembro, decorre a segunda edição deste ano, em que os sanjoanenses são convidados a percorrer essa avenida a pé, de bicicleta, trotineta ou outro modo suave de deslocação, participando nas diversas atividades para todas as idades que aí vão ter lugar, tirando partido, dessa forma, da ausência de tráfego automóvel.

Sob o lema “Uma cidade viva e sem carros”, este Domingo Verde inicia às 9h30 e termina às 13h00, com um programa que inclui, nomeadamente, a realização de atividades desportivas, exibições artísticas, dança, música, eco ateliês, “gincanas” da PSP e uma “cãominhada”.

Outro atrativo especial será a realização, nesse dia, de um passeio de bicicleta - “Diversão sobre 2 todas” -, com início na envolvente ao edifício da Torre da Oliva. Essa atividade em bicicleta culminará precisamente no referido troço da Avenida Dr. Renato Araújo, a norte da rotunda do hospital, que estará, nessa manhã, encerrado ao trânsito mais uma vez, para promover uma mobilidade sustentável, cada vez menos dependente do carro. Os interessados em participar nesta “Diversão sobre 2 rodas” podem saber mais sobre a atividade e realizar inscrição online em https://www.cm-sjm.pt/pt/agenda/7-municipio/776-diversao-sobre-2-rodas-2022.

A restante data dos Domingos Verdes deste ano está já calendarizada para 4 de dezembro, tendo ocorrido a anterior a 3 de julho. Desta forma, o Município cumpre com a sensibilização para um modelo de mobilidade urbana menos dependente do automóvel e com menores emissões de dióxido de carbono.

setembro de 2022

município