Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira

Lançado no início de 2018, este é um espaço de reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns.

A Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira é da responsabilidade da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do município, pôs em prática este projeto direcionado a todos os alunos da cidade, do 4º ao 12º ano de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e intervenção social.

Neste ano letivo de 2020/2021, o tema é “S. João da Madeira - cidade solidária e amiga”.

Para consultar as Normas de Funcionamento da Assembleia Municipal Jovem, clicar AQUI.
Atendendo à situação de pandemia, é incluída uma norma transitória, que pode ser consultada clicando AQUI.
Uma das alterações motivadas pela Covid-19 tem que ver com a constituição da Assembleia, que terá por base os alunos eleitos para o mandato anterior.

As listas representativas de cada agrupamento de escolas e do CEI, juntamente com as respetivas propostas, são as seguintes:

(sessão a realizar por videoconferência e sem assistência do público, com gravação áudio/vídeo para publicação no site do Município)

Além desta presença no site da Câmara Municipal, a AMJ tem também presença nas redes sociais, na página de Facebook oficial deste programa.

No ano letivo de 2019/2020, o tema foi “SJM – Cidade sustentável e amiga”. Os alunos eleitos e o conjunto de propostas de cada agrupamento foram os seguintes:

No ano de lançamento da AMJ (2017/2018), o tema foi “Eu e os Outros na minha escola e na minha cidade”. Os 36 jovens das escolas de S. João da Madeira que foram eleitos como participantes efetivos nessa primeira edição, tiveram a oportunidade de participar, gratuitamente, numa visita de estudo, com a duração de dois dias, à Assembleia da República, cujo vídeo com os melhores momentos aqui se apresenta: