Sessões online do projeto D-Noses nas escolas sanjoanenses

Estas ações à distância foram dinamizadas por especialistas da Universidade de Aveiro.

Cerca de 250 alunos de quatro estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira - a EB 2,3 e as escolas secundárias João da Silva Correia, Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior - participaram ações de formação online sobre odores, dinamizadas por especialistas nesse tema do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro.

Tratou-se de mais uma iniciativa realizada no âmbito do projeto internacional D-Noses, financiado pelo programa Horizonte 2020 e que envolve 7 países, entre os quais Portugal. A cidade de S. João da Madeira e o sistema de gestão de resíduos do grande Porto – Lipor são dois casos de estudo nesse contexto. 

O projeto assenta na ciência cidadã e pretende, por isso, ter como base a participação pública para o registo dos odores e a sua classificação mediante o grau de incomodidade.  

Nesse sentido, têm decorrido várias ações sobre o tema, com o envolvimento do Município de S. João da Madeira e em colaboração com as escolas do concelho, permitindo que os alunos possam ficar a saber mais sobre a questão dos odores e a poluição odorífera, assim como sobre o papel de cada um na ciência cidadã.

São várias as turmas que estão inscritas no projeto, com alunos dos 3 aos 18 anos, de vários estabelecimentos de ensino, sendo que os estudantes do secundário irão desenvolver diversas atividades, de forma a resultar num trabalho conjunto de todas as escolas envolvidas.

ambiente