Mudanças na recolha de resíduos urbanos indiferenciados

Serviço passará a ser realizado das 6h00 da manhã às 13h00, de segunda-feira a sábado, a partir do dia 11 de novembro. Medida segue tendência internacional, visando diminuir impacto desse serviço em período de descanso dos cidadãos e reduzir a pegada ecológica do processo.

A partir de 11 de novembro, cumpre-se uma nova etapa na modernização da recolha de resíduos no concelho de S. João da Madeira, com o ajustamento dos horários, de forma a ir ao encontro do que está definido no caderno de encargos da prestação desse serviço e de acordo com as melhores práticas ambientais já implementadas a nível nacional e internacional,.

Um dos objetivos é a minimização do impacto de ruído da realização da recolha de resíduos urbanos indiferenciados em período de descanso dos cidadãos, já que o serviço, que decorria entre as 2h00 da madrugada e as 10h00 da manhã, passará a ser das 6h00 às 13h00 e deixará de acontecer ao domingo, dia em que a produção de lixo é inferior ao que se verifica no resto da semana.

De acordo com informação dos serviços de Ambiente da Câmara Municipal, “muitas reclamações surgem associadas ao barulho provocado pela recolha de resíduos e atividade de limpeza urbana mecanizada”, sendo que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considera que “o ruído é uma das principais causas da degradação da qualidade do ambiente urbano”, com os transportes a serem considerados os “principais responsáveis” por esse facto.

Ao mesmo tempo, no contexto da maior aposta do município na recolha seletiva e reciclagem de resíduos, a passagem da recolha de lixo indiferenciado de 7 para 6 dias por semana permite a redução da pegada ecológica, pela diminuição do impacto nas emissões de carbono que estão, inevitavelmente, associadas a esta operação. Assim, a partir de 11 de novembro, os munícipes não devem colocar resíduos nos contentores de lixo indiferenciado aos domingos.

Com estas alterações, a autarquia visa melhorar o desempenho ambiental do serviço de recolha de resíduos, valorizando a separação de resíduos, o que será complementado com a disponibilização de mais ecopontos nas zonas que ainda não são abrangidas pelo sistema de recolha porta-a-porta recentemente implementado nas áreas residenciais da cidade.

4 de novembro de 2019

ambiente