Dia do Animal: devolução de águia à vida selvagem

Iniciativa promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira aconteceu no Parque do Rio Ul, com a colaboração do Parque Biológico de Gaia e com transmissão pela internet.

Uma águia de asa redonda foi devolvida à vida selvagem no Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira, numa iniciativa alusiva ao Dia Mundial do Animal (4 de outubro), promovida pela Câmara Municipal.

Esse momento decorreu na passada quinta-feira, em moldes diferentes dos habituais, devido à pandemia da Covid-19. Assim, no local esteve apenas um pequeno número de crianças, mas os restantes alunos dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo tiveram a oportunidade de acompanhar a atividade a distância, já que esta foi transmitida através da internet.

Mais uma vez, a Câmara Municipal de S. João da Madeira contou com a colaboração do Parque Biológico de Gaia na concretização desta iniciativa, que visa sensibilizar para a defesa dos animais e para a promoção do seu bem-estar.

A importância dos aninais

Dirigindo-se às crianças que acompanhavam a sessão no Parque do Rio Ul e a todas as que seguiam a transmissão nos estabelecimentos de ensino que frequentam, a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, lembrou a "grande importância" dos animais para as pessoas e para o ambiente, acrescentando que todos "precisam de muitos cuidados".

Referindo que o Dia do Animal começou a ser comemorado em 1931, a Veterinária Municipal, Vera Marques, enfatizou, por seu turno, que é tarefa de todos "preservar as espécies e defender os animais".

Coube a Hugo Oliveira, técnico do Parque Biológico de Gaia, apresentar a águia de asa redonda, que fora "encontrada debilitada", tendo sido recolhida e tratada, de forma a poder ser agora devolvida ao estado selvagem em S. João da Madeira.

S. João da Madeira, 14 de outubro de 2020

animais