Assinados Contratos-Programa Desportivos 2020

Sessão decorreu no auditório da Oliva Creative Factory e contou mais de duas dezenas de instituições desportivas da cidade.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinou, esta segunda-feira, os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2020, com as associações desportivas do município.

Em sessão que decorreu no auditório da Oliva Creative Factory, presidida por Jorge Vultos Sequeira, acompanhado do Vice-presidente José Nuno Vieira e da Vereadora responsável pelo desporto municipal, Rosário Gestosa, foram apresentados todos os eventos desportivos que acontecem em S. João da Madeira em 2020 e foi, ainda, formalizado o apoio que a autarquia irá atribuir às coletividades sanjoanenses, com a assinatura dos contratos-programa municipais de desenvolvimento desportivo.

Jorge Vultos Sequeira anunciou um aumento do valor global a atribuir aos clubes da cidade, que teve um incremento de 43 mil euros face a 2019. Aproveitou, também, para realçar a elevada dinâmica desportiva existente no município, colocando S. João da Madeira num patamar bastante superior em relação ao resto do país.

Ao todo, estão identificados 2.736 praticantes de desporto federado, com uma grande fatia deste número a pertencer à formação, com 1.946 jovens desportistas. E no que a atletas federados diz respeito, S. João da Madeira destaca-se no panorama português: 13% de praticantes federados, quando a média nacional é de 6%; e 63% de praticantes com idade inferior a 19 anos, enquanto o país tem uma média de 27%.

Estes números são também acompanhados pelo investimento da autarquia sanjoanense no desporto. O valor médio nacional que os municípios investem no desporto, calculado por habitante, é de cerca de 20€; em S. João da Madeira é de 66,73€.

Nos Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2020 estão, ainda, aplicadas algumas novidades em torno dos critérios que definem os apoios a atribuir a atletas e clubes. Foram incluídos na tabela de prémios as modalidades ginástica acrobática e dança desportiva; a conquista de taças distritais, nacionais e super-taças; o apuramento para competições europeias; e, nos prémios para campeões nacionais, aplica-se uma diferenciação de valores que terá em conta os escalões de formação.

Ainda no que diz respeito aos prémios de sucesso desportivo, determinou-se o valor de 2 mil euros para os atletas que conquistem o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

desporto

Mais imagens