Câmara Municipal apresenta programa para o Desporto

Ano desportivo com muito para oferecer em S. João da Madeira, numa parceria entre autarquia e clubes.

S. João da Madeira vai receber, ao longo de 2019, várias competições desportivas de âmbito regional, nacional e mesmo internacional, em modalidades como o andebol, atletismo, futsal, natação, triatlo e xadrez.

Este vasto calendário inclui muitas novas atividades e também iniciativas que são já uma referência na cidade, como o Andebolmania, o Simpósio de Medicina Desportiva, o Torneio Interassociações de Futsal e o Grande Prémio de Atletismo Alberto Batista. Destaque também para o facto de S. João da Madeira receber, novamente, o Congresso Internacional de Futebol e Futsal AFA2024, que tem este ano a sua segunda edição.

A oferta desportiva de S. João da Madeira foi apresentada pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e pela Vereadora Rosário Gestosa, numa sessão pública realizada no Núcleo de Arte da Oliva, na qual estiveram muitos responsáveis de clubes sanjoanenses.

Na sua intervenção, o autarca que S. João da Madeira realçou, precisamente, a parceria de sucesso entre a Câmara e as coletividades da cidade, sublinhando que “o trabalho dos dirigentes associativos é notável”. E, numa alusão à imensa atividade desportiva que se verifica no concelho, acrescentou: “sem as coletividades e os seus dirigentes, nada disto seria possível”.

Mais de 2600 atletas apoiados

Os números divulgados na sessão, deixam bem claro que S. João da Madeira é efetivamente uma cidade que vive intensamente o Desporto.

Ao longo de cada ano, os equipamentos desportivos municipais acolhem cerca de 1250 jogos de diferentes modalidades. São 76.000 minutos de competição, envolvendo um total de 2635 atletas apoiados pela Câmara Municipal, com uma especial atenção aos jovens dos escalões de formação (1863), mas abrangendo também seniores (553) e masters (219).

Rosário Gestosa referiu que esses são dados muito relevantes, mas assumiu também o grande propósito da autarquia de promover, em articulação com as coletividades, o aumento do número de praticantes. Esse é um dos objetivos da programação desportiva agora apresentada, na qual se combina formação, competição, inclusão, saúde e lazer.

Desporto com ética

A realização da Semana da Ética Desportiva (de 23 a 28 de setembro) e a continuação do programa “Respeite o seu filho” dão corpo a outra das marcas da programação desportiva deste ano em S. João da Madeira que é a da promoção do “fair play”.

Como frisou a Vereadora Rosário Gestosa, este é “um programa de desporto para todos”, com atividades em diversos locais da cidade, desafiando a população “à mudança de atitudes, adquirindo hábitos saudáveis relativamente à atividade física”.

O programa do desporto de 2019 da atarquia de S. João da Madeira pode ser consultado, na íntegra, no link: Programa Municipal de Desporto 2019.

desporto