Município e Associações assinam Contratos-Programa Desportivos

Autarquia lança, em 2019, linha de incentivo para o desporto adaptado e cria novas categorias de mérito desportivo.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinou, ontem, os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2019, com mais de duas dezenas de associações desportivas do município.

Em sessão que decorreu no auditório da OLIVA CREATIVE FACTORY, presidida Jorge Vultos Sequeira, acompanhado do Vice-presidente José Nuno Vieira e da Vereadora Rosário Gestosa, foram protocolados os subsídios que a autarquia irá atribuir junto das coletividades sanjoanenses.

Cerca de 310,5 mil euros serão distribuídos pelos clubes, o que inclui apoio a eventos já programados, em 2019. O valor de apoio à atividade dos clubes cresce cresce 8% face a 2018.

No apoio logístico também se verifica um incremento de 5% para este ano, o que contabiliza, no total, um esforço de 458 794,04 € da câmara municipal para apoiar o desporto no município.

Os critérios e valores de apoio ao programa de apoio à atividade física e desporto nos escalões de formação mantêm-se, com 1863 atletas contemplados. Nos escalões séniores/masters estão contabilizados 743 atletas.

Para 2019  foram criadas novas categorias de sucesso, que serão premiadas junto com as que já existiam, caso de sejam alcançadas. As recém-criadas são os títulos de “campeão nacional de estafetas” e “campeão regional de estafetas”, a conquista de recordes “nacionais” e “regionais”, e a obtenção dos “mínimos para os campeonatos nacionais”.

No âmbito da assinatura dos contratos, marcaram presença na cerimónia vários dirigentes desportivos da cidade e membros do executivo municipal.

Criado um novo programa de apoio ao desporto adaptado

Seguindo a linha de outras medidas de inclusão junto da população portadora de deficiência, a Câmara Municipal de S. João da Madeira acrescentou o âmbito desportivo às políticas já adoptadas no plano cultural e profissional.

Neste caso, os clubes que integrarem nas suas modalidades atletas com deficiência, receberão um incentivo financeiro extra, tendo em vista a promoção da atividade desportiva junto desta população.

Jorge Vultos Sequeira, presidente do município, que ontem presidiu à cerimónia, salientou a importância desta medida. “Está em linha com a entrada gratuita nos museus da cidade e no Centro de Arte Oliva, e com as oportunidades profissionais que a câmara está, em colaboração com a CERCI, a promover com estes cidadãos”.

desporto

Mais imagens