Conselho do Desporto realça a importância da ética dentro e fora de campo

Câmara e clubes da cidade reuniram na Torre da Oliva. Associação Física e Desportiva de Torres Vedras, pioneira da Bandeira da Ética, foi convidada especial.

O exemplo da Associação Física e Desportiva de Torres Vedras, a primeira coletividade distinguida com a Bandeira atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), esteve no centro das atenções na mais recente reunião do Conselho Municipal da Atividade Física e do Desporto de S. João da Madeira, que decorreu no edifício da Torre da Oliva, no passado dia 25 de setembro.

Inserida na Semana da Ética no Desporto, promovida pelo município sanjoanense, esta sessão registou a participação especial de Augusto Aniceto, dirigente daquela coletividade de Torres Vedras, onde vem sendo desenvolvido um programa de transmissão de valores aos atletas, com a realização de diversas atividades nesse sentido, como a atribuição de cartões vermelhos a espetadores de provas desportivas que manifestem comportamentos eticamente reprováveis.

Afinal, como sustentou Augusto Aniceto, o desporto deve estar “sempre ao lado das causas nobres”. Uma afirmação em linha com o que também sustentou a vereadora Rosário Gestosa, responsável pela área do Desporto e Juventude na autarquia de S. João da Madeira: “Sem a ética, o desenvolvimento desportivo estará sempre comprometido”.

Forte associativismo

Na senda do que foi feito pela “Física de Torres”, como é popularmente conhecida a associação de que faz parte Augusto Aniceto, o município sanjoanense lançou, em 2018, o programa “Respeite o Seu Filho”, que também valeu a Bandeira da Ética, recebida das mãos do coordenador do PNED na abertura desta Semana da Ética.

Essa inovadora iniciativa da Câmara de S. João da Madeira, dirigida em especial aos pais dos atletas, foi também alvo de abordagem nesta reunião do Conselho Municipal da Atividade Física e do Desporto, tendo Rosário Gestosa salientado a importância do “forte associativismo” da cidade no desenvolvimento do programa, que tem inspirado outras localidades.

“Outros municípios já nos contactaram para replicarem o que estamos a fazer nesta área”, revelou a vereadora, destacando o papel dos dirigentes e técnicos das coletividades sanjoanenses, muitos deles presentes na sessão, onde comprovaram, através das suas intervenções, a atenção que dão ao tema da ética, por um desporto com maior “fair play”, no seio do qual os jovens possam, dentro de campo, “crescer com valores”, incentivados por bons exemplos de desportivismo vindos das bancadas.

5 de outubro de 2019

desporto