Adesão ao Programa Nacional Marcha e Corrida

Decorreu no Parque do Rio Ul a assinatura do protocolo deste programa de incentivo à prática da atividade física da população, de forma gratuita e com acompanhamento de técnicos especializados.

S. João da Madeira já integra o Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC). Em sessão de assinatura de protocolo que decorreu na Casa da Natureza do Parque do Rio Ul, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e José Santos, Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, formalizaram a implementação desta iniciativa pública de promoção de uma vida ativa e saudável, na presença da Vereadora do Desporto, Rosário Gestosa, e da Vereadora para a Saúde, Irene Guimarães.

Este programa irá reforçar a oferta já existente no Município, o Running no Parque do Rio Ul, disponibilizando gratuitamente sessões de caminhada e corridas assistidas por técnicos especializados, para promoção da prática desportiva de forma regular, contribuindo para a melhoria dos níveis de saúde da população local.

“Os nossos objetivos são muito claros: promover o desporto, promover a atividade física e combater o sedentarismo”, referiu Jorge Vultos Sequeira durante a assinatura do protocolo, acrescentando que vê o desporto como o melhor medicamento “que existe à disposição das pessoas. É um grande remédio que está ao alcance, praticamente, de todos, sem contraindicações e com a possibilidade de se ajustar a modalidade e a intensidade em função de cada pessoa.”

S. João da Madeira é uma cidade distinguida com o galardão “Município Amigo do Desporto” e José Santos, da Federação Portuguesa de Atletismo, classificou o Parque do Rio Ul como “maravilhoso” para implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida, projeto que tem como missão “a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos”.

Na base deste protocolo com a autarquia sanjoanense está o Running Parque Rio Ul, promovido pelo Município desde maio de 2017, precisamente com o objetivo de promover a atividade física através da marcha e da corrida. A Câmara Municipal coloca à disposição desta medida quatro técnicos de desporto que monitorizam as sessões aos domingos de manhã, entre as 9h e as 11h, no Parque do Rio Ul.

A cerimónia foi concluída com uma caminhada simbólica onde participaram autarcas e representante da Federação Portuguesa de Atletismo, acompanhados de dirigentes e atletas de clubes desportivos locais, bem como, dos técnicos municipais de desporto que integram a equipa que desenvolve o Running no Parque Rio Ul.

Para aceder a este programa, os cidadãos deverão inscrever-se gratuitamente na página da internet do Município, ficando de imediato com vantagens associadas a todos os parceiros do Programa Nacional de Marcha e Corrida, que incluem acompanhamento técnico e plano de treino personalizado, acesso às instalações e equipamentos desportivo da rede de centros nacional, garantem também a possibilidade de participar em eventos locais e nacionais relacionados com o PNMC e a um seguro desportivo.

S. João da Madeira, 30 de setembro de 2020

Mais imagens