Dia Mundial da Poesia em S. João da Madeira

A Campanha Poesia à Mesa prossegue pela cidade de S. João da Madeira, nesta semana em que se assinala, na terça-feira (21 de março) o Dia Mundial da Poesia.

Nesta terça-feira, 21 de Março, às 21h30, nos Paços da Cultura, a sanjoanense Rita Pinho Matos apresenta o livro “Amor com Amor se Mata”, editado pela Estratégias Criativas, e que conta com as ilustrações das jovens Cinara Saiónára e Cristina Nunes e da consagrada pintora Anabela Mendes da Silva. Este título segue-se a “Ruivo-Tomate” e “Ponto Zero” (que assina como Rita Inzaghi).

Em criança Rita queria ser jornalista, atriz, árbitro de futebol e presidente do Futebol Clube do Porto, mas só perseguiu o primeiro dos sonhos. Começou a carreira na TVI, onde foi correspondente entre 2008 e 2012. Experimentou o Marketing e o ensino. No entanto, é como “contadora de estórias” que gosta de se dar a conhecer.

Momentos para as crianças

E, porque a 21 de março é Dia Mundial da Poesia e também da Árvore, poemas criados pelas crianças vão embelezar as árvores dos recreios das escolas, como que dando as boas-vindas à Primavera. Uma atividade associada ao concurso “Poesia na Corda”,  no âmbito do qual os cidadãos em geral são convidados a deixar os seus próprios poemas nas folhas penduradas em cordas que atravessam a Praça Luís Ribeiro, no centro da cidade. E, ao longo da semana, a poesia continua a passar pelas escolas, restaurantes e fábricas de S. João da Madeira.

Este dia é também marcado pelo Concerto Poético, com duas sessões na Casa da Criatividade, respetivamente às 10h30 e às 14h30. Trata-se de um evento pluridisciplinar para os alunos do 3.º ciclo da cidade, que visa criar a apetência e gosto nos mais jovens pelos autores de língua portuguesa em geral e pelos poetas em particular. Magistralmente, Nuno Miguel Henriques promete envolver o público entre imagens, sons, palavras, canções, interpretações diferentes e até improvisação literária de humor, tornando cada espetáculo em algo irrepetível e peculiar.

Ainda na Casa da Criatividade, mas para as crianças do pré-escolar, realiza-se a 22 de março, às 14h30, o espetáculo “Antes de Começar”. Nesse mesmo dia, às 18h00, de novo na Biblioteca Municipal, realiza-se a Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses, que abre com uma performance musical dos alunos da Academia de Música de S. João da Madeira.

A Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses é um espaço inteiramente dedicado à poesia criada pelos nossos conterrâneos. As sessões são abertas a todos aqueles que gostam de poesia e querem conhecer mais a fundo o que de melhor a nossa cidade tem vindo a produzir. Ao longo desta sessão fala-se de poesia, do ato de criação e lêem-se textos, muitos deles ainda não publicados. É por isso um momento de revelação muito especial.

Figuras públicas

A 23 de março, às 21h30, José Fanha, um dos comissários da Poesia à Mesa, e Joaquim Pessoa, um dos poetas homenageados na edição deste ano do evento, encontram-se na Biblioteca Municipal. Fica o convite para quem se quiser juntar a estes dois poetas e amigos, para uma conversa sobre a vida, a poesia e as palavras.

Abre-se assim o apetite para dois momentos altos incontornáveis do programa que se realizam nos dias seguintes. Na noite de 24 de março, realiza-se a Peregrinação Poética, com o ator Paulo Pires, os poetas homenageados Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e Olinda Beja, vários grupos da cidade e os comissários Paulo Condessa e José Fanha. A 25 de março, os Paços da Cultura recebem o Serão Poético, com o ator Alexandre de Sousa e a excêntrica guitarra portuguesa do músico Luís Guerreiro, acompanhado à viola por Luís Fontes.