Câmara de S. João da Madeira assina protocolo com Universidade Católica

Contemplado o restauro de obras do Centro de Arte Oliva e a realização de iniciativas dirigidas aos alunos, professores e investigadores.

Traçar um plano de conservação preventiva das obras do Centro de Arte Oliva (CAO), criando um plano faseado de intervenções de restauro e assegurando uma colaboração especializada neste âmbito são objetivos que estão na base do acordo estabelecido entre a Câmara de S. João da Madeira e a Universidade Católica.

Esta parceria permite realizar trabalho em rede entre o CAO e a Universidade Católica, estimulando a investigação, o desenvolvimento de conhecimento aplicado à preservação e conservação de bens culturais, capacidade criativa, inovadora e empreendedora dos alunos da Universidade, nomeadamente da sua Escola das Artes.

Uma das atividades concretas que consta do documento consiste na definição anual de um plano de conservação e restauro das obras dos acervos em depósito no CAO - as coleções "Norlinda e José Lima" e "Treger/Saint Silvestre -, processo para o qual está definido um valor de 4.000 euros.

O Centro de Arte Oliva gere duas coleções de arte de grande importância artística e patrimonial, nomeadamente a coleção de arte contemporânea “Norlinda e José Lima” e a coleção de arte bruta e outsider “Treger/Saint Silvestre”, que no total compreendem cerca de 3 mil obras.