Adão Cruz cruza pintura e a poesia em exposição

Inserida no Festival Literário Poesia à Mesa, pode ser visitada até 20 de abril, na Biblioteca Municipal, com entrada gratuita.

Nas paredes da sala polivalente da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, quadros pintados pelo médico Adão Cruz convivem com poemas que escreveu, numa exposição que ficará como uma das marcas da edição de 2019 do festival literário Poesia à Mesa.

“…Como um dia de primavera nos olhos de um prisioneiro…” é o título desta mostra, cuja inauguração atraiu muito público, incluindo vários autores sanjoanenses, que fizeram questão de dar um abraço ao amigo natural do vizinho concelho de Vale de Cambra, a quem o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, enalteceu a “entrega e generosidade” que permitiram concretizar  a exposição.

Adão Cruz retribuiu as palavras, agradecendo o convite da autarquia e da biblioteca, assim como a presença de tantos amigos na sessão, que culminaria com a leitura - pelo próprio - de dois dos poemas expostos junto a cada um dos seus quadros.

Pelo meio, o autor deixou uma reflexão sobre o mundo e sobre o país, alertando para a proliferação de “máscaras” que não deixam ver a realidade como ela é, escondendo os dramas dos dias de hoje, como o dos milhares de refugiados que perdem a vida no Mediterrâneo.

“Eu, que acreditei tanto em tantas coisas, hoje acredito muito pouco em poucas coisas”, confessou. “Pergunto-me se não há necessidade de pararmos um pouco para pensar”, acrescentou, como que num apelo à reflexão de todos sobre as máscaras que proliferam no mundo e em relação às quais a arte pode ser, apesar de todas as dúvidas, um “ato de resistência”.

Adão Cruz nasceu em Vale de Cambra, há mais de oito décadas. Sempre amou a liberdade do pensamento e da razão, e foi dentro deste amor que a escrita e a pintura também o ajudaram a abraçar a vida.

A exposição “…Como um dia de primavera nos olhos de um prisioneiro…” está patente da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira até 20 de abril, com entrada gratuita.