Concerto da Banda de Música abriu ciclo Raízes na Casa da Criatividade

Espetáculo realizou-se a 14 de setembro e incluiu ainda danças de salão pelo CCD e a atuação do “Clarínetíssimo Ensemble”.

No âmbito das Comemorações dos 90 Anos da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira, a Câmara Municipal deu início, neste mês de outubro, a um ciclo de espetáculos na Casa da Criatividade que visa enaltecer as raízes sanjoanenses.

Sob o título Raízes, esta iniciativa promove a multifacetada riqueza das associações sanjoanenses, que são as protagonistas desses espetáculos, dando testemunho do dinamismo cultural da cidade e contribuindo para a preservação do património imaterial do Município.

Este ciclo abriu a 14 de outubro, com o Concerto de Aniversário da Banda de Música de S. João da Madeira, que está a celebrar 153 anos (foi fundada a 7 de outubro de 1863). Neste espetáculo participaram também as danças de salão do Centro de Cultura e Desporto (CCD) da cidade e o grupo “Clarínetíssimo Ensemble”, do vizinho município de Santa Maria da Feira.

153 anos, com muita juventude

Sendo a mais antiga instituição do concelho sanjoanense, a Banda de Música destaca-se igualmente por outros atributos, para além da sua longevidade. “Não é na antiguidade da associação que vivemos, mas sim na sua Juventude e Mocidade, como prova a baixa média de idades do seu corpo musical e a juvenilidade da escola de música”, destacam os seus responsáveis.

“Não pretendemos que a mais antiga instituição do concelho seja vista como uma idosa que devemos cuidar e sustentar, mas sim como uma filha que queremos que cresça, que prospere e que desenvolva de forma a estar integrada numa sociedade livre, responsável e consciente da sua importância e utilidade”, acrescentam a Direção da instituição e o Maestro José Belinha, dando os “parabéns à Banda e a todos aqueles que foram e têm sido ‘pais e mães’ desta coletividade”.

cultura