Nuno Prata (Ornatos Violeta) na rentrée das salas de espetáculos do Município

Pedro Abrunhosa, Gisela João e o britânico Scott Matthews, entre outros, são nomes confirmados até ao final do ano, assim como o Russian Classical Ballet.

Com a chegada do mês de setembro, o Município de S. João da Madeira anuncia os espetáculos programados para a Casa da Criatividade e Paços da Cultura até ao final do ano. Pedro Abrunhosa, Gisela João e o britânico Scott Matthews, entre outros, são nomes confirmados para os próximos quatro meses, havendo também teatro e espetáculos infantis, culminando com bailado, pelo Russian Classical Ballet.

Já a 9 de setembro (sexta-feira), os Paços da Cultura recebem um nome bem conhecido dos Ornatos Violeta. Nuno Prata apresenta neste concerto a sua vertente de cantautor, com letras acutilantes e melodias cativantes, num novo ciclo da sua carreira, em que conta com Nicolas Tricot e com Nicolau Fernandes nas apresentações ao vivo.

Sensivelmente uma semana depois, no dia 17, o mesmo equipamento cultural sanjoanense é palco para duas sessões (às 10h30 e às 11h30) de um espetáculo de teatro e música para crianças dos 6 meses aos 3 anos. Com poesia de Fernando Pessoa, trata-se de uma história intitulada "Afinal o Ibis", pretexto para embalar, brincar, cantar e "voar" com os bebés.

Pedro Abrunhosa na Casa da Criatividade

Perto do final do mês, a 24 de setembro, Pedro Abrunhosa vai presentear o público da Casa da Criatividade com mais uma noite fantástica. Juntamente com o Comité Caviar, apresenta o sétimo disco de originais, ‘Contramão’, que conta com temas como ‘Toma Conta de Mim’ e ‘Voámos em Contramão’. Um espetáculo onde as palavras e a arte de contar histórias são o fio condutor.

No início de outubro, no dia 4, as crianças maiores de 6 anos e as suas famílias são o público do espetáculo de teatro infantil "Ele tem uma guitarra e eu não tenho nada". Para ver em duas sessões (10h30 e 14h30) nos Paços da Cultura, onde se vão contar estórias - e não histórias - que acontecem nas cabeças dos dois personagens: um rockeiro ex-foleiro e um indigente obediente.

Três dias depois, a 7 de outubro, a sonoridade singular das concertinas do grupo Danças Ocultas partilha o palco da Casa da Criatividade com os sons clássicos dos instrumentos de cordas da Orquestra Filarmonia das Beiras, num espetáculo surpreendente e de grande qualidade, que combina repertório clássico e tradicional.

Também na Casa da Criatividade, está programado para 28 de outubro um concerto de Scott Matthews, um dos mais carismáticos "singer/songwriter" britânicos. Com a sua banda, interpretará temas do seu novo disco - “Home part 1” -. que mistura a new folk com a pop mais indie, piscando o olho a ambientes psicadélicos. Tudo desenvolvido com a mestria e bom gosto característicos deste compositor.

O fado pela voz de Gisela João

O mês seguinte na Casa da Criatividade abre com fado, na voz de Gisela João, uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa da atualidade, tendo já sido distinguida com inúmeros prémios, com destaque para os atribuidos pelo Blitz, Time Out e Expresso, além do Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional. Um espetáculo marcado para 5 de novembro.

A 22 desse mesmo mês, realiza-se o Concerto de Santa Cecília, nos Paços da Cultura, em que a padroeira dos músicos será homenageada pelos professores da Academia de Música de S. João da Madeira.

No dia 25 de novembro, será a vez do teatro na Casa da Criatividade, com a comédia "As mentiras que os homens contam", interpretada por Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão, António Melo e Almeno Gonçalves.

Bailado "O Quebra Nozes" no Natal

No Natal, o destaque vai para o bailado clássico "O Quebra-Nozes", que o "Russian Classical Ballet" apresenta na Casa da Criatividade. Um espetáculo que vai encher de magia essa quadra festiva, com uma interpretação excecional daquela aclamada companhia liderada por Evgeniya Bespalova e composta por um elenco de estrelas do ballet russo. Uma obra-prima de ballet clássico a não perder do dia 11 de Dezembro.

Refira-se ainda que, nos finais de outubro e de novembro (nos dias 29 e 26, respetivamente), têm lugar nos Paços da Cultura sessões do ciclo Musicatos, recitais em que são divulgados jovens artistas da cidade e de toda a região, numa iniciativa promovida em parceria pela Academia de Música e Câmara Municipal de S. João da Madeira.

À exceção destas últimas atuações referidas, que são de entrada gratuita, os bilhetes para os espetáculos programados podem ser adquiridos na BilheteiraOnline (http://cmsjm.bol.pt/), na Casa da Criatividade, Paços da Cultura, lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy (novos locais).