Empréstimo de computadores a alunos do 1º ciclo

Município distribuiu os primeiros 33 equipamentos pelos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira.

Tendo em vista dar resposta às situações de maior carência ao nível de material informático sentidas no 1.º ciclo, a Câmara Municipal de S. João da Madeira adquiriu e já entregou computadores portáteis destinados a 33 alunos desse nível de ensino, dos escalões A e B da Ação Social Escolar, numa reunião de trabalho que decorreu, esta terça-feira, entre a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, e representantes dos agrupamentos escolares de S. João da Madeira.

Estas crianças, sem estes equipamentos, teriam dificuldades acrescidas em assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020 de forma justa e equitativa, tendo em conta as medidas implementadas pelo Ministério da Educação, além da telescola, que vão no sentido de serem ministradas aulas à distância pelos professores titulares, com recurso a chamadas de grupo em videoconferência, apenas possíveis de aceder com equipamentos informáticos adequados.

Este programa de apoio social escolar contempla, nesta primeira fase, crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes aos escalões A e B, seguindo um levantamento de necessidades efetuado pelos agrupamentos escolares de S. João da Madeira, crianças estas cujas famílias não têm, em casa, qualquer equipamento informático. A Câmara Municipal aguarda pela chegada de mais 29 unidades deste material informático para colmatar situações de declarada carência deste equipamento, face à emergência de saúde pública da Covid-19.

O mesmo conta com a parceria da Junta de Freguesia, que disponibilizará o acesso à Internet de acordo com as necessidades identificadas pelos Agrupamentos de Escolas.

29 de abril 2020

educação