Escolas para acolhimento de filhos e outros dependentes dos trabalhadores de serviços essenciais

Está em funcionamento a Rede de Escolas de Acolhimento, para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais.

De forma a dar resposta às necessidades dos trabalhadores de serviços essenciais, vão estar abertas as seguintes escolas de S. João da Madeira para acolher os seus filhos ou outros dependentes, a saber:

  • EB do Parque (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite);
  • EB de Carquejido (Agrupamento de Escolas João da Silva Correia);
  • EB do Espadanal (Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior).

Numa primeira fase, estará em funcionamento apenas a EB do Parque, alargando-se às demais escolas à medida da procura. As refeições podem ser consumidas no refeitório da própria escola. Serão, também, servidas refeições em regime de Take Away, a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar na EB do Parque.

Esta decisão vai ao encontro do que determina os artigos 31.º -A a 31.º-C do Decreto-Lei n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro.

Os encarregados de educação afetos a serviços essenciais que necessitem deste apoio, devem contactar o professor ou educador titular de turma dos seus educandos. O mesmo se aplica para os encarregados de educação dos alunos dos escalões A e B interessados no serviço de refeições em regime “take-away”. Também poderão usar o e-mail educacao@cm-sjm.pt / 256 200 214.

Valência de Creche

No cumprimento do mesmo Decreto-Lei, a creche de referência em S. João da Madeira, para acolher os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais é, nesta primeira fase, a Associação de Apoio à Educação.

Entende-se por “trabalhadores de serviços essenciais”, profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários e das forças armadas; trabalhadores de instituições, equipamentos sociais ou de entidades que desenvolvam respostas de carácter residencial de apoio social e de saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vítimas de violência doméstica; trabalhadores de serviços de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais.

educação