Festival Fundanças na escola de Fundo de Vila

O Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, e a Vereadora Dilma Nantes marcaram presença no primeiro dia do evento.

Esta semana realiza-se a oitava edição do Fundanças, uma organização da EB1 de Fundo de Vila, com o tema “Brincar, Crescer, Avançar”. O evento decorre até quarta-feira, dia 16 de março, envolvendo toda a comunidade escolar.

Este é um projeto que é já uma marca inconfundível desta escola, que através da dança aborda os mais variados temas. Este ano brincar está no centro da atividade, pois como garante Isabel Pinho, coordenadora da escola, “é a brincar que se cresce e avança”.

Em paralelo com a dança é possível ver uma exposição de brinquedos antigos, cedidos por várias pessoas e das mais diversas gerações, que certamente estão a ajudar a explicar às crianças como se brincava antigamente, sem recurso às novas tecnologias.

Esta visita tem o acompanhamento das crianças, conduzindo os visitantes até à sala onde decorrem as exibições coreografadas pela professora e alunos.

“O festival permite que os alunos se sintam importantes”, afirmou Isabel Pinho, que vê nesta iniciativa uma forma de ajudar a “acabar com o estigma do nome Fundo de Vila”.

Ricardo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, acompanhado pela Vereadora Dilma Nantes, marcou presença no dia inaugural deste festival, e no final da demonstração de uma coreografia feita em conjunto com os convidados da CERCI, garantiu que “esta é uma forma, do ponto de vista pedagógico, da escola se projetar na comunidade”.

O edil sanjoanense espera que “a escola continue a usar esta ideia do Fundanças como material pedagógico, que envolva e entusiasme as crianças, e melhore a auto estima que têm pela sua escola”, ajudando a projetar a escola “fora das suas quatro paredes”, disse. Concluindo que espera que “continue a melhorar o relacionamento que a comunidade tem em relação a esta excelente escola”

educação