Consultório de médico dentista do Serviço Nacional de Saúde inaugurado em S. João da Madeira

Sessão contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido. Equipamento necessário a este sderviço foi adquirido pela Câmara e Junta de Freguesia.

No âmbito do alargamento do projeto “Saúde Oral para Todos”, a Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Carlos Nunes, estiveram em S. João da Madeira, nesta sexta-feira (15 de novembro) para a inauguração formal do Consultório de Saúde Oral do Centro de Saúde da cidade.

O equipamento necessário à instalação desse gabinete – nomeadamente a cadeira de dentista, máquinas complementares e mobiliário – foi adquirido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, em parceria com a Junta de Freguesia.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, enalteceu a disponibilidade dos autarcas “para colaborar com o Estado central na sua função de concretização do direito à saúde”, lembrando que “esta é uma área que faz a diferença na vida das pessoas”, como se constata com este programa de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, “uma resposta que não existia”.

Efetivamente, era necessário implementar essa medida, como afirmou o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, realçando o entendimento que possibilitou a sua concretização na cidade. “Criou-se uma parceria extraordinária entre o governo, o município e a freguesia”, enfatizou Jorge Vultos Sequeira, adiantando que, dessa forma, foi possível disponibilizar este consultório de saúde oral “em tempo record”.

Para o autarca, esta é mesmo uma medida que “está no topo da lista” nestes dois anos do seu mandato à frente do município. E os resultados práticos estão já à vista, quando se constatam os números registados desde a abertura destas consultas no Centro de Saúde de S. João da Madeira, em junho deste ano.

Esses dados foram revelados por Miguel Portela, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga, que adiantou terem sido cerca de mil os utentes deste novo serviço em S. João da Madeira, nestes primeiros meses de funcionamento.

O responsável do ACeS destacou as “inúmeras parcerias” desenvolvidas “em conjunto com as autarquias”, dando com exemplo S. João da Madeira, com projetos como a recolha de lancetas e a vacinação infantil, colocadas em prática pelo município sanjoanense.

Como foi referido na sessão de inauguração, o consultório agora inaugurado resulta de investimento realizado pela Câmara e junta de Freguesia no âmbito do programa nacional “Saúde Oral Para Todos”, do Ministério da Saúde, responsável por este serviço, cujo gabinete está instalado no piso 3 do Centro de Saúde de S. João da Madeira, na Rua Vale do Vouga.

Para além de S. João da Madeira, a Ministra da Saúde inaugurou, também nesta data, consultórios de Saúde Oral, Valbom, São Pedro da Cova e Oliveira de Azeméis, localidades também abrangidas pelo programa, que chega a cerca de 60 municípios do país.

De acordo com informação da ARS Norte, esses quatro consultórios “vão servir, aproximadamente, 180.000 utentes inscritos”, sendo que, em toda a região Norte, serão “mais de 1.800.000”.

saúde