Câmaras da AMTSM entregam ventiladores

Seis novos equipamentos que reforçam a resposta do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

Os presidentes das câmaras Municipais de S. João da Madeira. Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra entregaram quatro ventiladores ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), sendo que, entretanto, chegarão mais dois.

Estes seis equipamentos, no valor de 93 mil euros, foram adquiridos por intermédio da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), da qual aquelas cinco autarquias fazem parte, juntamente com Espinho, que, no entanto, não está abrangido pelo CHEDV.

Os ventiladores ficam ao serviço do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde foi feita, nesta quinta-feira, a entrega dos quatro primeiros equipamentos, numa sessão que contou com as presenças dos autarcas dos cinco municípios oferentes e do presidente do conselho de Administração do CHEDV e pessoal clínico.

Realçando a “cooperação e solidariedade” entre todos os envolvidos neste processo, o presidente da AMTSM e autarca de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, afirma que estes equipamentos vêm “reforçar a capacidade de resposta” do Hospital de S. Sebastião e do CHEDV.

Dado que “a crise ainda não tem um desfecho à vista”, o entendimento dos municípios da AMTSM é o de que “é necessário que as unidades hospitalares estejam dotadas de meios suficientes, que possam, a qualquer momento, fazer face às necessidades”, como referiu o presidente da Câmara de S. João da Madeira, que esteve acompanhado pela vereadora Irene Guimarães.

Agradecendo a oferta e a proatividade dos municípios, o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, salientou a importância de os novos equipamentos permitirem a existência de redundâncias e possibilitarem que seja normalizada a atividade clínica noutras áreas, afetadas pela necessidade de concentrar meios nas respostas à Covid-19.

Os ventiladores oferecidos pela AMTSM ao CHEDV são portáteis e têm certificação da união europeia, tendo sido fabricados na China.

26 de maio de 2020

saúde