Associação de Municípios das Terras de Santa Maria nasceu há 35 anos

Constituída inicialmente por S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, integra também Arouca, Espinho, Feira e Vale de Cambra.

A entrega de seis ventiladores ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 (na imagem) é apontada pelo Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, como uma medida emblemática da importância do trabalho desenvolvido Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), que completa 35 anos, neste sábado.

Para o autarca sanjoanense, que preside à AMTSM desde de dezembro de 2019, “a capacidade de cooperação dos municípios é essencial para promover projetos comuns e colocar em prática novas iniciativas que tragam vantagens para as mais de 300 mil pessoas que vivem nesta região”.

Constituída por escritura pública a 12 de Setembro de 1985, pelos municípios de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, cidade esta onde tem a sua sede, a AMTSM inclui atualmente mais quatro concelhos: Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

A revitalização da Linha do Vouga, o acolhimento de animais abandonados e a promoção turística da região são desafios a que os seis concelhos estão a dar resposta de forma articulada através da AMTSM, que tem a seu cargo a gestão de importantes estruturas, como o Sistema de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais (STAR), o Canil Intermunicipal e o Parque Empresarial para a Recuperação de Materiais (PERM).

“Ao completar 35 anos de atividade, a AMTSM tem pela frente o desafio de se assumir cada vez mais como um fórum de trabalho conjunto e uma voz de promoção das causas comuns, aprofundando o seu papel no desenvolvimento da região e nas suas conquistas sociais, culturais e económicas”, salienta Jorge Vultos Sequeira, lembrando que essa exigência é ainda maior face à pandemia da Covid-19.

12 de setembro de 2020

município