S. João da Madeira é Município Amigo da Juventude

Autarquia sanjoanense passa a integrar rede nacional, na sequência de certificado atribuído pela FNAJ.

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) atribuiu a S. João da Madeira o certificado de membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, por esta área constituir “um eixo central” da ação governativa da autarquia.

De acordo com a FNAJ, a Câmara Municipal de S. João da Madeira distingue-se pela forma como vem “impulsionando e multiplicando políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos/as jovens do Município, tendo os/as mesmos/as como protagonistas”.

S. João da Madeira passa, assim, a integrar esta “rede pioneira e promotora de um efetivo diálogo jovem de base local em Portugal”, de acordo com o certificado, onde esta estrutura é classificada como “uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local”.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude visa contribuir para a “implementação e otimização de políticas locais de juventude”, potenciando “uma abordagem inovadora na ação dos municípios na emancipação e participação jovem”.

Recorde-se que S. João da Madeira também integra, desde 2017, a rede de Municípios Amigos do Desporto, uma plataforma de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção das autarquias na prática de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo.

município