“Não desistir, insistir, avançar, arriscar, inovar e executar’’

Sessão Solene do Dia da Cidade evoca progresso de S. João da Madeira e da vontade de superação dos Sanjoanense

“Não desistir, insistir, avançar, arriscar, inovar e executar: eis as chaves da exceção que é S. João da Madeira”. A frase é do discurso do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na sessão solene comemorativa do 37.º Aniversário da Elevação a Cidade, que decorreu na Casa da Criatividade, durante a qual salientou o “inconformismo”, o “desejo de progresso” e “a vontade de superação que caraterizam o povo sanjoanense”.

Na sua intervenção, o autarca lembrou o “impacto tremendo” da Covid-19, “momento critico” que “evidencia para todos, de forma impressiva e tocante, a importância da ciência e do estado social”, bem como de “muitas cidadãs e de muitos cidadãos que trabalharam e trabalham afincadamente, sem repouso e sem recompensa” para lutar contra a pandemia e os seus efeitos. “A todos, a nossa homenagem”, afirmou o autarca.

Desde de março de 2020, essa realidade impôs “um realinhamento radical das prioridades” do Município. Áreas como “a proteção civil, a saúde pública, a ação social e económica conquistaram centralidade”. “Não obstante a crise, a cidade não parou”, acrescentou Jorge Vultos Sequeira, assinalando que “foram dados passos significativos na estruturação do nosso desenvolvimento”.

O autarca já se havia dirigido a Carlos Ribas, Comissário destas comemorações, a expressando “a gratidão da nossa terra” pelos serviços que prestou na Assembleia Municipal, na Assembleia da República, na formação de advogados e no processo que conduziu à elevação de S. João da Madeira a cidade.

Carlos Ribas foi o comissário das comemorações

O Comissário do Dia da Cidade de 2021, agradecera, por seu turno, o “honroso convite” Presidente da Câmara, “tanto mais honroso por suceder em tal desempenho a dois muito ilustres antecessores, os Srs. Drs. Pereira da Costa e Flores Santos Leite”.

Entendendo que o seu que o contributo para a criação da cidade foi de um “mero transmissário de uma vontade totalmente formada pelos cidadãos”, Carlos Ribas considerou que a concretização desse desejo sanjoanense se revelou “da mais elementar justiça”.

Evocando a história de S. João da Madeira desde o século XIII, o Comissário das Comemorações do 16 de maio concluiu que que a cidade de hoje é uma “urbe próspera e de assinalável progresso”, que resulta do “esforço e contributo intergeracional de muitos cidadãos”. E manifestou o desejo de que “continue o seu percurso invejável”.

Numa cerimónia que congregou “múltiplas e relevantes marcas”, como referiu o Presidente da Câmara, registe-se ainda a atuação da Banda de Música, a instituição mais antiga da cidade, a instituição mais antiga da nossa cidade e “um eixo da nossa alegria”, nas palavras do autarca.

16 de maio de 2021

município