Censos 2021: população de S. João da Madeira cresce

Resultados preliminares apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística

De acordo com os dados preliminares dos Censos 2021, são 22.162 as pessoas residentes em S. João da Madeira, um registo acima do que se verificava na edição anterior deste recenseamento geral da população, realizada em 2011, quando esse número era de 21.713.

Isto significa que a população sanjoanense cresceu 2,1%, uma taxa positiva que contrasta com o decréscimo de população registado a nível nacional (-2,0%), tendência que é também predominante na região, ainda de acordo com os resultados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

S. João da Madeira é mesmo o Município com maior crescimento populacional em termos percentuais na Área Metropolitana do Porto (AMP), sendo que globalmente a AMP teve uma redução de 1,3%.

Decréscimo da população de Portugal

Numa apresentação de resultados desta quarta-feira, que decorreu online, o INE revelou que, segundo os dados preliminares dos Censos 2021, “na última década Portugal regista um decréscimo populacional de 2,0%”, tendo-se acentuado o “padrão de litoralização e concentração da população junto da capital”.

Assim, “o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população, sendo o Alentejo aquela que regista o decréscimo mais expressivo”.

 

28 de julho de 2021

município